De 27 de setembro a 21 de novembro, no âmbito do projeto ACCIONAD-ODS: Ações para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável através da participação de atores locais – uma abordagem territorial, vai realizar-se um curso online sobre consumo e produção sustentável e responsável, composto por 2 percursos formativos. Estes percursos formativos têm uma carga horária de 32 horas cada distribuídas em 4 workshops.
No decorrer deste curso serão abordados temas concretos centrados no consumo e na produção responsável e sustentável, que procuram fornecer ferramentas a entidades do terceiro setor, organizações, empresas e outras entidades público-privadas interessadas, para que possam agir e contribuir para um modelo de desenvolvimento sustentável. Neste sentido, o curso terá como referência a Agenda 2030, especificamente o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11, Cidades e Comunidades Sustentáveis, o ODS 12, Produção e Consumo Responsáveis, e o ODS 13, Ação Climática.
O IMVF, enquanto parceiro do projeto, vai organizar e dinamizar 2 dos workshops que integram este curso, nomeadamente, os workshops 4 e 7 focados, respetivamente, na transição para um modelo de economia circular com base nas decisões de consumo do quotidiano e na transformação de resíduos em subprodutos através da economia circular.
A criação de municípios sustentáveis, a redução da pegada hídrica e energética, a luta contra o desperdício alimentar, a transição para um modelo de economia circular, a implementação de planos de sustentabilidade nas organizações, a identificação de ferramentas que possam ajudar a integrar a sustentabilidade nas organizações, as formas de fechar o círculo de resíduos e transformá-los em subprodutos ou as oportunidades que podem surgir do estabelecimento de parcerias para o desenvolvimento sustentável são os principais tópicos que serão abordados nos percursos formativos que compõem este curso.
Saiba mais sobre este curso abaixo.
Percursos Formativos:
O primeiro percurso formativo, relacionado com o consumo sustentável, destina-se especialmente a entidades sociais que trabalham em processos de sensibilização e educação para a cidadania global, e pretende fornecer informação e ferramentas que podem ser integradas nos projetos e iniciativas dessas entidades.
Percurso Formativo 1 – Consumo Sustentável
De 27 de setembro a 24 de outubro de 2021
- W1 – Como construir municípios sustentáveis?
- W2 – Como reduzir a nossa pegada hídrica e energética?
- W3 – Desperdício zero: aposta por um consumo racional de alimentos.
- W4 – Como transitar para um modelo de economia circular a partir das nossas decisões de consumo?
O segundo percurso formativo, relacionado com a produção sustentável, destina-se a PME, empresas, cooperativas e organizações da economia social, e pretende contribuir para a transição dos processos de produção para modelos mais sustentáveis.
Percurso Formativo 2 – Produção Sustentável
De 25 de outubro a 21 de novembro de 2021
- W5 – Porque deverá a minha organização ter um plano de sustentabilidade?
- W6 – Que ferramentas posso utilizar para integrar a sustentabilidade na minha organização?
- W7 – De resíduos a subprodutos: como fechar o ciclo da economia?
- W8 – Alianças para o desenvolvimento sustentável, oportunidades de negócio e fontes de financiamento.
Inscrições disponíveis aqui.
Para mais informações consulte aqui.
Uma iniciativa em prol da Agenda 2030
A 25 de setembro de 2015, 193 países de todo o mundo comprometeram-se a alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, tendo 2030 como data limite para a sua concretização.
Estes objetivos visam alcançar a igualdade de oportunidades entre as Pessoas, a proteção do Planeta e a garantia da Prosperidade.
Espanha e Portugal são países que se comprometeram com a Agenda 2030, que contém 169 metas concretas e uma série de indicadores associados a cada uma delas, que permitem medir os progressos alcançados. As administrações públicas têm vindo a alinhar as suas políticas e orçamentos com cada um dos ODS há já algum tempo. Do mesmo modo, as administrações locais estão a comprometer-se juntamente com as comunidades autónomas a integrar a Agenda 2030 nas suas políticas municipais.
Neste sentido, o projeto ACCIONAD-ODS contribui para a realização desta integração dos ODS no contexto local. Contudo, a realização das metas que compõem cada um dos ODS não será alcançada apenas através da contribuição da administração pública. As empresas, as organizações sem fins lucrativos e o público em geral também têm um papel fundamental a desempenhar na realização dos ODS.
Neste contexto, este curso sobre consumo e produção sustentável e responsável visa lançar as bases para que organizações sem fins lucrativos, cidadãos e empresas sejam capacitados e possam contribuir para a concretização destes objetivos, implementando ações que contribuam e melhorem as condições para o alcance das metas associadas a cada um dos ODS e gerando um impacto real.
O projeto “ACCIONAD-ODS: Ações para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável através da participação de atores locais – uma abordagem territorial” é promovido em Portugal pelo IMVF e pela Associação In Loco e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Interreg VA España-Portugal (POCTEP) – Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2014-2020, que promove projetos de cooperação transfronteiriça com o apoio da União Europeia, tendo como parceiros a Agencia Andaluza de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AACID), Agencia Extremeña de Cooperación al Desarrollo (AEXCID), Fondo Andaluz de Municipios para a Solidariedad Internacional (FAMSI) e o Fondo Extremeño Local de Cooperación al Desarrollo (FELCODE).