ACCIONAD-ODS

Ações para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável através da participação de atores locais: uma abordagem territorial

Portugal (Alentejo e Algarve) e Espanha (Estremadura e Andaluzia)

As parcerias não são apenas um dos 5 Princípios da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável – Pessoas, Planeta, Paz, Parcerias e Prosperidade – são também, o pilar da estratégia de desenvolvimento sustentável e o alicerce para garantirmos um mundo mais justo, inclusivo, digno e sustentável.

O projeto “ACCIONAD-ODS”, implementado nas zonas transfronteiriças entre Portugal e Espanha, é o reflexo de uma intervenção coerente para a dinamização do crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, orientada para a promoção de comunidades sustentáveis (ODS 11), a produção e consumo sustentável (ODS 12) e a ação climática (ODS 13).

O ACCIONAD-ODS traz um olhar transregional aos ODS, o que representa uma oportunidade para abordar processos inovadores de desenvolvimento sustentável com diferentes atores do desenvolvimento.

 

OBJETIVOS

Global: Melhorar a capacidade das comunidades para alcançar as metas dos ODS 11, 12 e 13 através de ações coordenadas levadas a cabo pelas autoridades locais e organizações da sociedade civil.

Específicos: 

  • Melhorar as capacidades das administrações e organizações públicas na gestão de recursos básicos (ODS11).
  • Aumentar a participação dos cidadãos e o seu impacto político através da dinamização de projetos nas áreas da produção e consumo, implementados e geridos por entidades sociais e pela sociedade civil (ODS12).
  • Melhorar a articulação do espaço transfronteiriço através de projetos ambientais promovidos pelas entidades da economia social e administrações locais (ODS13).

 

BENEFICIÁRIOS

Técnicos e dirigentes dos municípios do Alentejo e Algarve, Organizações da Sociedade Civil (OSC) e outras entidades sociais.

 

ATIVIDADES

Este projeto pretende:

Comunicar e Sensibilizar

Promover o conhecimento sobre a Agenda 2030 e os ODS através de ações de sensibilização e comunicação dirigidas às estruturas dos governos locais, ao setor privado e aos cidadãos.

Formar e Capacitar

Fortalecimento das capacidades dos atores dos territórios, atores públicos, sociedade civil, microempresas, organizações da economia social e solidária para a gestão dos recursos, consumo responsável e economia produtiva e sustentável.

Mobilizar e Apropriar

Ação direta para a apropriação de práticas sociais e ambientais sustentáveis pela sociedade civil através da criação e implementação de microprojetos por associações, organizações sem fins lucrativos, microempresas e instituições da economia social e solidária.

VÍDEOS

Explore a playlist no YouTube do projeto