Os episódios portugueses da Websérie 2030, promovida pelo projeto “ACCIONAD-ODS: Ações para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável através da participação de atores locais – uma abordagem territorial” já se encontram disponíveis no canal de YouTube do IMVF.

No âmbito do projeto ACCIONAD-ODS, implementado em Portugal (Alentejo e Algarve) e Espanha (Estremadura e Andaluzia), produzimos uma Websérie que vai ao encontro de ações para uma economia produtiva e sustentável, composta por 4 episódios, sendo que dois deles foram idealizados e produzidos em Portugal pela equipa da Âmago.

O objetivo da Websérie 2030 é comunicar e sensibilizar para a educação para o desenvolvimento transfronteiriço, focando o tema “Consumo e produção responsável”. Esta Websérie integra uma das atividades previstas no projeto, que pretende promover o conhecimento sobre a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) junto das estruturas dos governos locais, do setor privado e dos cidadãos.

A Websérie 2030, composta por 4 episódios com cerca de 8 minutos cada, aborda boas-práticas sustentáveis nas 4 regiões transfronteiriças entre Portugal e Espanha: Andaluzia e Extremadura, em Espanha e Algarve e Alentejo, em Portugal.

Destes 4 episódios, 2 episódios são sobre o tema “Ações para uma economia produtiva e sustentável” e foram produzidos pelo IMVF, e os outros 2 episódios são sobre o tema “Responsabilidade no consumo e produção responsáveis” e foram produzidos pelo parceiro espanhol, Agência Extremadura de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AEXCID).

Websérie 2030

A sociedade de consumo está a pressionar a Terra, muito para além dos seus limites. O sul da Península Ibérica é especialmente ameaçado pela desertificação e pelo abandono rural. A Websérie 2030 é um convite a olhar para as potencialidades desta região e a responder ao longo da próxima década a desafios comuns. Em quatro episódios, através da voz e iniciativas de especialistas, sociedade civil, empresas, produtores e poder local, observamos a mudança em curso, dependente de cada um de nós para chegar à meta. A cada plano, a cada ação.

  • Episódio 1 | Resistência
  • Episódio 2 | Produccion Sostenible
  • Episódio 3 | Entre Margens
  • Episódio 4 | Consumo Responsable

A Websérie 2030 é uma produção conjunta entre os parceiros de Portugal e Espanha, que mostra o trabalho de diferentes organizações destes países na promoção de um desenvolvimento mais justo e sustentável, produzida no âmbito do ACCIONAD-ODS – um projeto de cooperação ibérica sobre os ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, 12 – Produção e Consumo Sustentáveis e 13 – Ação Climática.

Os episódios estão disponíveis com áudio nas duas línguas, Português e Espanhol, com opção de legendas em Português, Espanhol e Inglês.

A equipa da Âmago andou por terras portuguesas do Alentejo e do Algarve e trouxe consigo dois episódios que reúnem a voz e iniciativas de especialistas, sociedade civil, empresas, produtores e poder local, empenhados na mudança para um mundo mais justo e sustentável, onde o consumo e a produção retratam a mudança em prol da sustentabilidade do nosso planeta.

Veja e saiba tudo sobre estes dois episódios abaixo.

Episódio 1 | Resistência

Resistência é aquela força com que nascemos e que reside na nossa vulnerabilidade. Quando percebemos que somos parte integrante da Natureza, e dependemos do que nos rodeia, nascem projetos como a Herdade da Ribeira Abaixo, Rede Alimentar de Mértola e o projeto La Bolina, entre o Alentejo, Extremadura e Andaluzia. Protegendo espécies agroflorestais, comunidades enraizadas, ou quem deixou para trás as suas raízes, é do direito ao lugar que se trata na busca de afirmação. Ímpar na sua reinvenção. Uno nas suas dimensões indivisíveis.

Veja o episódio completo aqui.

Episódio 3 | Entre Margens

De um lado e outro da zona raiana, a necessidade de dividir para reinar dissipa-se. Um homem-ponte transporta-nos entre Alcoutim e Sanlúcar do Guadiana para uma história comum feita de inevitabilidades. Esses encontros que a Via Algarviana testemunha e guarda nas pegadas de quem visita e de quem acolhe com o objetivo de conhecer para além das aparências.  Do Sotavento ao Barlavento algarvio, essa forma de estar encontra uma força vital no projeto social, ambiental e de turismo sustentável da Quinta Vale da Lama. Um lugar de integração com tempo para todos.

Veja o episódio completo aqui.

Para percebermos o impacto que a realização dos dois episódios idealizados e produzidos em Portugal pela Âmago teve e a importância da comunicação para o desenvolvimento, falámos com a Filipa Lacerda e o Gustavo Lopes Pereira que, enquanto produtores da Âmago, especializada em comunicação para o terceiro setor, partilharam connosco a sua experiência e vivências na produção destes episódios:

“Participar na realização da série 2030 foi uma oportunidade de conhecer um leque de práticas de produção e consumo, em diferentes áreas, que tentam operar de forma integrada nos meios natural e social. São iniciativas cujo trabalho respeita e acrescenta às paisagens em que estão inseridas, que veneram e dinamizam culturas e mercados locais, e que são promotoras da inclusão e coesão sociais. Uma experiência rica, que mostrou que as alterações climáticas colocam desafios comuns ao sul da Península Ibérica, desafios esses que devem ser encarados também ao nível da forma como produzimos e consumimos. Mas talvez o mais interessante desta experiência tenha sido perceber que esta adesão a maneiras de fazer menos danosas, em termos ambientais, económicos e sociais, não exige esforços desmesurados. O primeiro passo é ter vontade de o fazer.”

Filipa Lacerda e Gustavo Lopes Pereira, Âmago

O projeto “ACCIONAD-ODS: Ações para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável através da participação de atores locais – uma abordagem territorial” tem como principal objetivo melhorar a capacidade da Administração para atingir as metas específicas de sustentabilidade dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11,12 e 13, através de ações diretas e coordenadas entre governos locais, entidades públicas e participação dos cidadãos.

Este projeto é promovido em Portugal pelo IMVF e pela Associação In Loco e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Interreg VA España-Portugal (POCTEP) – Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2014-2020, que promove projetos de cooperação transfronteiriça com o apoio da União Europeia, e tem como parceiros a Agencia Andaluza de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AACID)Agencia Extremeña de Cooperación al Desarrollo (AEXCID)Fondo Andaluz de Municipios para a Solidariedad Internacional (FAMSI) e o Fondo Extremeño Local de Cooperación al Desarrollo (FELCODE).

Créditos vídeos e fotos: Âmago

Spread the love