Teve lugar no dia 18 de janeiro, em São Tomé, a cerimónia de entrega de certificados dos cursos de formação contínua frequentados por professores do Ensino Secundário, no ano letivo 2020/2021. Estes cursos, que decorreram entre novembro de 2020 e julho de 2021, foram promovidos pelo Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe (PAISE-STP) e pelo Ministério da Educação e Ensino Superior (MEES) de São Tomé e Príncipe, tendo abrangido professores de Português, de Matemática, de Inglês e de Ciências Naturais/Biologia de todos os distritos da ilha de São Tomé.

174 professores concluíram com sucesso as formações “Das Aprendizagens Essenciais às práticas na sala de aula de Matemática”, “A urgência do futuro: a língua portuguesa na construção do perfil do aluno santomense”, “Repensar e Inovar Práticas de Ensino do Inglês” e “Do saber ao fazer – inovação na educação em ciências naturais e biologia”, que foram concebidas e dinamizadas por equipas constituídas por formadores portugueses (agentes de cooperação) e formadores são-tomenses, e contaram com assessoria técnica de especialistas em didática e formação de professores das Universidades de Aveiro e de Évora.

A cerimónia contou com intervenções de um representante dos formandos e uma representante dos formadores, do Coordenador Local do PAISE-STP, da Adida da Cooperação (em representação do Senhor Embaixador de Portugal) e do Assessor da Cooperação do MEES (em representação da Senhora Ministra da Educação e Ensino Superior de São Tomé e Príncipe). Todos foram unânimes em reconhecer a importância da formação contínua e da aprendizagem ao longo da vida para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem, da qualidade da educação e, consequentemente, por via do aumento da qualificação dos jovens santomenses, para o desenvolvimento do país.

As limitações impostas pela pandemia da COVID-19 e o elevado número de professores que concluíram as formações determinaram que a cerimónia assumisse um caráter simbólico, contando com a presença apenas de dois representantes dos formandos de cada um dos 12 grupos de formação.

O PAISE-STP tem como objetivo contribuir para a melhoria do sistema educativo de São Tomé e Príncipe e, de forma especifica, contribuir para o aumento das competências e da qualificação profissional do corpo docente do ensino secundário; promover o desenvolvimento de capacidades institucionais da Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP) e do Ministério da Educação e do Ensino Superior (MEES) de São Tomé e Príncipe; e contribuir para a melhoria do funcionamento do sistema educativo, em particular no que concerne ao domínio da gestão e administração escolar.

Este projeto é financiado pelo Camões, I.P. e é implementado pelo MEES de São Tomé e Príncipe, pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF), pela USTP, pela Universidade de Aveiro e pela Universidade de Évora.

 

Spread the love