As investigadoras do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), uma Unidade de Investigação sediada no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Helena Araújo e Sá, Nilza Costa, e Rosa Faneca estiveram em São Tomé e Príncipe no âmbito do Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe (PAISE-STP), financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
A missão da investigadora Rosa Faneca teve como principal objetivo a assessoria técnica do projeto na Região Autónoma do Príncipe (RAP) em Língua Portuguesa, no âmbito da Componente 3 do projeto – Apoio à lecionação de Língua Portuguesa em turmas do 2.º ciclo do ensino secundário na RAP, durante a semana de 20 a 25 de fevereiro de 2022. Neste âmbito, desenvolveu ateliers com duas turmas da 12.ª classe (com uma média de 70 alunos), e organizou um workshop para os professores de línguas do Príncipe intitulado “Promover e integrar as competências essenciais nas estratégias de aprendizagem: contributos de um projeto interdisciplinar com o recurso kamishibai plurilingue”.
A missão das investigadoras Helena Araújo e Sá e Nilza Costa teve como principal objetivo o acompanhamento do desenvolvimento dos projetos em curso no âmbito da “Rede de Investigação em Educação – São Tomé e Príncipe”. Assim, realizaram entrevistas a diversos atores socioeducativos na RAP e dinamizaram um seminário com os membros da Rede em São Tomé, intitulado “Transformando dados qualitativos em resultados na investigação educacional: uma abordagem à análise de conteúdo”. O seminário permitiu ainda fazer um ponto de situação dos cinco projetos em curso da Rede.
O PAISE-STP tem como objetivo contribuir para a melhoria do sistema educativo de São Tomé e Príncipe e, de forma especifica, contribuir para o aumento das competências e da qualificação profissional do corpo docente do ensino secundário; promover o desenvolvimento de capacidades institucionais da Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP) e do Ministério da Educação e do Ensino Superior (MEES) de São Tomé e Príncipe; e contribuir para a melhoria do funcionamento do sistema educativo, em particular no que concerne ao domínio da gestão e administração escolar.
Este projeto é financiado pelo Camões, I.P. e é implementado pelo MEES de São Tomé e Príncipe, pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF), pela USTP, pela Universidade de Aveiro e pela Universidade de Évora.
Fonte: