Nos dias 14 e 15 de março, realizou-se, na sede do IMVF em Lisboa, o encontro de parceiros do projeto ACCIONAD-ODS – Ações para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável através da participação de atores locais: uma abordagem territorial.
Um encontro de trabalho e seguimento de todas as atividades e ações abrangidas pelo ACCIONAD-ODS, como os microprojetos, a formação sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) dirigida às autoridades locais, nomeadamente sobre o ODS 13 (Ação Climática), o observatório, as jornadas de transferência e a gestão financeira do projeto.
Foram dois dias que contaram com a presença dos parceiros de Espanha, a Agencia Andaluza de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AACID), chefes de fila do projeto, a Agencia Extremeña de Cooperación al Desarrollo (AEXCID), Fondo Andaluz de Municipios para a Solidariedad Internacional (FAMSI), Fondo Extremeño Local de Cooperación al Desarrollo (FELCODE), bem como do parceiro português, a Associação In Loco, do Algarve.
O encontro contou também com uma visita intercultural à Mouraria, com a Associação Renovar a Mouraria, que deu a conhecer uma Lisboa multicultural e histórica.
O projeto ACCIONAD-ODS – Ações para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável através da participação de atores locais: uma abordagem territorial tem como principal objetivo melhorar a capacidade das comunidades para alcançar as metas dos ODS 11, 12 e 13 através de ações coordenadas levadas a cabo pelas autoridades locais e organizações da sociedade civil. É cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Interreg VA España-Portugal (POCTEP) – Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal 2014-2020, que promove projetos de cooperação transfronteiriça com o apoio da União Europeia.