No passado dia 8 de abril, o auditório da Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP) recebeu o lançamento das Jornadas Científico-Pedagógicas 2022, sob o lema “Educação e Formação de Professores em STP: Analisar o Presente para Projetar o Futuro”. Estas Jornadas são uma co-organização do Ministério da Educação e Ensino Superior de São Tomé e Príncipe (MEES) e do Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe (PAISE-STP) e têm como objetivo promover momentos de reflexão, cientificamente sustentada, em torno de diferentes dimensões do sistema educativo e da formação de professores em São Tomé e Príncipe. Decorrerão entre abril e setembro, abordando várias temáticas, através de conferências, mesas redondas e oficinas de formação, dinamizadas por docentes/investigadores da Universidade de Aveiro e de Universidade de Évora, agentes educativos do MEES e da equipa do PAISE-STP.
O programa geral das Jornadas, bem como o de cada uma das ações pode ser consultado aqui.
O “Lançamento das Jornadas e Avaliação de Desempenho Docente” (Ação I), contou com a participação do Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom Jesus, da Ministra da Educação e Ensino Superior, Julieta Rodrigues, do Coordenador do PAISE-STP, José Carlos Aragão e da Adida para a Cooperação, Paula Pereira, para além do Reitor e docentes da USTP, diretores e agentes educativos do MEES, docentes e outros convidados.
Após as intervenções institucionais das individualidades citadas, o coordenador local do PAISE-STP proferiu uma conferência sobre o tema “O Ensino Secundário em STP de 2009 a 2022: um percurso difícil”, onde fez uma resenha sobre os contributos dos projetos da Cooperação Portuguesa (de 2009 à atualidade) para o ensino secundário em São Tomé e Príncipe e lançou algumas questões para reflexão sobre o estado atual deste nível de ensino. As docentes/investigadoras da Universidade de Évora, Marília Cid e Isabel Fialho, proferiram a conferência “Avaliação do Desempenho Docente: perspetivas e processos de desenvolvimento”. Após as duas conferências seguiu-se um debate sobre os temas apresentados, em que houve uma participação ativa da parte de todos os presentes, tanto sobre a situação do ensino secundário como sobre o futuro modelo de avaliação de desempenho docente, que as conferencistas estão a desenvolver em conjunto com agentes educativos do MEES, no âmbito do PAISE-STP.
O PAISE-STP tem como objetivo contribuir para a melhoria do sistema educativo de São Tomé e Príncipe e, de forma especifica, contribuir para o aumento das competências e da qualificação profissional do corpo docente do ensino secundário; promover o desenvolvimento de capacidades institucionais da USTP e do MEES de São Tomé e Príncipe; e contribuir para a melhoria do funcionamento do sistema educativo, em particular no que concerne ao domínio da gestão e administração escolar.
Este projeto é financiado pelo Camões, I.P. e é implementado pelo MEES de São Tomé e Príncipe, pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF), pela USTP, pela Universidade de Aveiro e pela Universidade de Évora.