A partilha de experiências e de conhecimento entre agricultores é a grande mais-valia associada à promoção de intercâmbios. Conhecer diferentes modos de trabalho, perceber as dificuldades e os desafios de outros agricultores, entender as diferenças nos fatores externos de região para região, ajuda os produtores a melhor compreender os fenómenos e desafios associados à sua cultura de produção, mas acima de tudo a mantê-los motivados e unidos.

Foi neste sentido que, no passado dia 21 de julho, decorreu na comunidade de Água Coimbra, o primeiro intercâmbio nacional de produtores de café, que contou com agricultores das comunidades de Água Sampaio, Água Coimbra, Poiso Alto e Santa Clara, com o objetivo de mostrar aos novos produtores de Santa Clara como podem implementar nos seus terrenos a cultura de café em consociação com outras culturas, nomeadamente alimentares e de árvores de sombra.

O intercâmbio contou com a participação de produtores e sociotécnicos da Cooperativa de Exportação de Café Biológico (CECAFEB) da região de Monte Café, que aproveitaram o momento para dar as boas-vindas aos novos produtores, explicar que tipo de apoio a cooperativa presta aos associados e dar a conhecer os principais desafios e dificuldades desta fileira.

O encontro foi organizado pelo Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação de São Tomé e Príncipe (PAFAE) e começou no campo de demonstração de Água Coimbra, onde os agricultores puderam observar o campo de demonstração em sistema agroflorestal onde decorrem as formações ministradas pelo projeto, passando depois para o centro de processamento de Poiso Alto, com uma demonstração das etapas de processamento pós colheita, terminando em Água Coimbra onde se visitou um cafezal de variedade robusta, momento propicio para observação, esclarecimento de dúvidas, discussão e partilha.

 

Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação de São Tomé e Príncipe (PAFAE) é financiado pela União Europeia, cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e implementado pelo IMVF em parceria com o Ministério da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural de São Tomé e Príncipe.

Spread the love