O trabalho desenvolvido pelo consórcio AMVF/IMVF, Universidade de Aveiro e Universidade de Évora, em estreita parceria com o Ministério da Educação e Ensino Superior de São Tomé e Príncipe (MEES), no âmbito do Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe (PAISE-STP), reconhecido como sendo de excelência pelos resultados e impacto que tem tido no setor.
A adenda ao Memorando de Entendimento e ao Protocolo de Implementação para a extensão do PAISE-STP foi assinada no dia 22 de setembro, pelo Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Dr. Rui Carmo e pela Ministra da Educação e Ensino Superior de São Tomé e Príncipe, Dra. Julieta Rodrigues.
No seu discurso, a Ministra da Educação e Ensino Superior de São Tomé e Príncipe, Dra. Julieta Rodrigues destacou as mais valias da cooperação entre São Tomé e Príncipe e Portugal, que se tem vindo a desenvolver ao longo de décadas, em vários setores e domínios da sociedade são-tomense. Salientou que “a extensão por mais um ano do PAISE-STP permitirá, com certeza, a consolidação, a interligação entre o ano letivo 2021-2022 e 2022-2023”. Concluiu retirando que “os resultados da cooperação na área da educação são evidentes”.
O Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Dr. Rui Carmo, salientou que “o setor da educação é um setor chave do desenvolvimento e, por isso, Portugal tem sido um parceiro sempre presente e empenhado do Ministério da Educação e Ensino Superior de São Tomé e Príncipe, procurando apoiar a estratégia de desenvolvimento e os esforços das autoridades nacionais.” Afirmou que, com a extensão do projeto (que estava previsto terminar em agosto), se garantirá a continuidade do apoio no próximo ano letivo. “Fazemo-lo porque sabemos que investir na educação é mais do que respeitar um direito humano fundamental, uma das maiores armas contra a redução da pobreza e um dos pilares essenciais do desenvolvimento.” E conclui afirmando. “Nenhum país poderá alcançar um desenvolvimento sustentável sem garantir um sistema de educação que permita a formação de recursos humanos capazes de contribuir para a construção de uma sociedade mais preparada, mais justa e mais inclusiva”.
O PAISE-STP teve início em 2019 e tem como objetivo contribuir para a melhoria do sistema educativo são-tomense através de uma intervenção integrada que contempla a formação inicial de professores, a formação contínua e em exercício dos professores do ensino secundário e da lecionação de Língua Portuguesa e Matemática na Região Autónoma do Príncipe.
O projeto é financiado pela Cooperação Portuguesa através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e implementado pelo IMVF, pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF), pela Universidade de São Tomé e Príncipe, pela Universidade de Aveiro e pela Universidade de Évora, em estreita parceria com o Ministério da Educação e do Ensino Superior de São Tomé e Príncipe.
Fotos: Cooperação Portuguesa.