Foi assinado no mês de agosto, o memorando de entendimento entre o IMVF e o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Rural (CADR), no âmbito do Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação de São Tomé e Príncipe (PAFAE). O memorando, com conclusão prevista para julho de 2024, reconhece a importância da coordenação e complementaridade entre as ações do CADR e as do PAFAE, prevendo um apoio às formações do projeto, à criação de material didático e à monitorização dos produtores associados ao PAFAE por parte dos técnicos do centro.
É de salientar a importância do envolvimento coordenado dos técnicos do Ministério da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural de São Tomé e Príncipe (MAPDR), devidamente capacitados nas atividades realizadas junto dos agricultores e organizações de produtores, essencial na consolidação e legitimação do seu papel no mundo rural são-tomense, e na sustentabilidade das ações protagonizadas pelo projeto.
É também de ressalvar o papel do Centro Multimédia do CADR na divulgação de conteúdos técnicos junto dos agricultores e do trabalho do CADR junto da população em geral, assentando, por isto, esta colaboração, na criação de pelo menos dez vídeos formativos sobre boas práticas agrícolas.
Ainda no âmbito deste memorando, é de destacar a aquisição de equipamento e material audiovisual para apetrechar o Centro Multimédia do CADR, bem como de veículos motorizados que facilitarão a deslocação dos técnicos do MAPDR aquando do seu trabalho junto dos produtores e associações.
A cerimónia de assinatura foi presidida pelo Ministro da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, Eng.º Francisco Martins dos Ramos, e contou também com a presença da Gestora de Programas da União Europeia em São Tomé e Príncipe, Exma. Sra. Lany Mandinga, em nome da Embaixadora da União Europeia e da Adida da Cooperação portuguesa, Exma. Sra. Paula Pereira.
O Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação de São Tomé e Príncipe (PAFAE) é financiado pela União Europeia, cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e implementado pelo IMVF em parceria com o Ministério da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural de São Tomé e Príncipe.