No âmbito do Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe (PAISE-STP), foi entregue, na manhã do dia 27 de outubro, à Faculdade de Ciências e Tecnologias (FCT) da Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP), equipamento para a sala de ensino à distância, livros para reforço da biblioteca e equipamento de suporte aos serviços académicos.
Os equipamentos fornecidos visam contribuir para a modernização dos serviços e para o enriquecimento e flexibilização da oferta formativa da instituição, procurando tirar partido do potencial que as ferramentas de digitalização da educação atualmente apresentam para a melhoria da qualidade da formação. Destacam-se, neste âmbito, a instalação de servidores (data center) para acolher o sistema de gestão académica que está a ser concebido para a USTP com apoio do PAISE-STP, e de um sistema de vídeo conferência e de um quadro interativo de última geração, que não só permitirão a dinamização de ensino à distância como o enriquecimento do próprio ensino presencial.
Quanto ao reforço do acervo da biblioteca, consistiu num catálogo de 54 obras especialmente vocacionadas para o apoio à formação de professores, em áreas como a didática e o desenvolvimento curricular, a supervisão pedagógica e a investigação em educação.
Esta entrega realizou-se no âmbito da Componente 1 do PAISE-STP, “Formação Inicial de Professores”, e foi acompanhada pelo Reitor da USTP, pelo presidente da FCT e outros docentes da instituição, pela coordenação do PAISE-STP, pelo Ministério da Educação e Ensino Superior de São Tomé e Príncipe (MEES) e pela Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe.
O PAISE-STP tem como objetivo contribuir para a melhoria do sistema educativo de São Tomé e Príncipe e, de forma especifica, contribuir para o aumento das competências e da qualificação profissional do corpo docente do ensino secundário; promover o desenvolvimento de capacidades institucionais da USTP e do MEES de São Tomé e Príncipe; e contribuir para a melhoria do funcionamento do sistema educativo, em particular no que concerne ao domínio da gestão e administração escolar.
Este projeto é financiado pelo Camões, I.P. e é implementado pelo MEES de São Tomé e Príncipe, pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF), pela USTP, pela Universidade de Aveiro e pela Universidade de Évora.
Fotos de: MEES