A intervenção do Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação de São Tomé e Príncipe (PAFAE) tem assumido diferentes dimensões na fileira do cacau no país, sempre em estreita parceria com a Cooperativa de Exportação de Cacau de Qualidade (CECAQ 11). A criação de novas infraestruturas pós colheita, com o objetivo de dar resposta, na fase pós colheita, ao aumento da produção, o apoio e acompanhamento técnico aos agricultores na renovação das plantações e, ainda, a capacitação dos produtores através de ações de formação realizadas em parcelas demonstrativas, têm sido os principais focos nesta fileira.

Até ao momento, o projeto construiu 4 secadores solares melhorados – com cobertura em placas de poliéster transparentes e tabuleiros em estrutura de betão, permitindo uma menor utilização de madeiras e plásticos de polietileno e garantindo uma durabilidade superior aos secadores tradicionais; 12 secadores solares tradicionais; e 8 casas de fermentação e armazéns. Financiou ainda 30.000 plantas de cacau enxertadas, das quais 10.000 já foram distribuídas, e realizou mais de 25 sessões de formação em áreas fundamentais da produção, em 10 campos de demonstração localizados no distrito de Cantagalo, envolvendo cerca de 335 agricultores (sendo 239 M e 96 F). As boas práticas de enxertia, sulfatação, poda, piquetagem, diversificação de culturas, entre outras, têm sido os principais temas abordados nestas formações, essenciais para o aumento sustentável da produção com o menor impacto possível no ecossistema.

Estas ações estão enquadradas na missão do projeto no que respeita ao aumento da produtividade agrícola e da rentabilidade das unidades de produção da fileira do cacau, de forma sustentável e adaptada às alterações climáticas.

Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação de São Tomé e Príncipe (PAFAE) é financiado pela União Europeia, cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e implementado pelo IMVF em parceria com o Ministério da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural de São Tomé e Príncipe.

 

Spread the love