Decorreu entre os dias 3 e 10 de dezembro, a Missão de Otorrinolaringologia a São Tomé e Príncipe, no âmbito do projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe.
Integraram esta missão a Prof.ª Doutora Cristina Caroça, médica otorrinolaringologista, o Dr. João Vieira de Almeida, médico otorrinolaringologista, a Dra. Sandra Carvalho, médica anestesista, a Dra. Ana Campos, médica em formação específica de Otorrinolaringologia, o Enf. João Morgado, o Enf. Hugo Costa, a terapeuta da fala, Ana Cláudia Lopes, o audiologista Diogo Ribeiro e o audiologista de próteses, Francisco Matos, provenientes do Hospital CUF Tejo, do Hospital de Cascais e da Amplifon/Minison.
Os profissionais de saúde portugueses exerceram atividade no Hospital Dr. Ayres de Menezes (HAM), onde realizaram 22 consultas de otorrinolaringologia, 76 consultas de audiologia, 58 consultas de terapia da fala e 36 consultas de próteses auditivas. A equipa médica realizou também 11 intervenções cirúrgicas.
A missão de Otorrinolaringologia manteve-se consistente no objetivo da capacitação dos profissionais de saúde locais. Para tal, ministrou formação no bloco a médicos e enfermeiros, nas diferentes intervenções cirúrgicas, sendo que todas as atividades foram realizadas com apoio e intervenção dos profissionais locais.
Missão em Números:
- 1 semana de missão
- 9 profissionais de saúde especializados
- 22 consultas de otorrinolaringologia
- 76 consultas de audiologia
- 193 ouvidos examinados (audiologia)
- 58 consultas de terapia da fala
- 36 consultas de próteses auditivas
- 11 intervenções cirúrgicas
Por fim, importa salientar a realização da palestra “Seis anos de Telemedicina em Otorrinolaringologia em São Tomé e Príncipe”, que decorreu na tarde do dia 8 de dezembro, no Centro Cultural Português.
Missão de Otorrinolaringologia: “Fazendo a diferença em São Tomé e Príncipe”
“1.º dia de missão em pleno, logo com um momento de grande alegria!”
Conta a Prof.ª Doutora Cristina Caroça, médica de Otorrinolaringologia e chefe da missão da especialidade no âmbito do projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe.
“O meu nome é Liviane e estou muito contente hoje porque recebi uma coisa que queria há muito tempo. Agora vou começar a ouvir bem, vou começar a falar bem com as minhas colegas. Ninguém me vai chamar surda mais. Estou muito contente hoje!”
Nas palavras da Prof.ª Doutora Cristina Caroça:
“Esta adolescente de 15 anos, referenciada pela consulta de Telemedicina, vinha com um ar triste, respondia baixinho, monocórdica e com dificuldade em colaborar nos exames de audição. Ainda achámos que apesar de ter possibilidade de adaptar a prótese auditiva não iria ter grande sucesso porque não iria ser muito colaborante, mas enganámo-nos! Após adaptação de prótese tivemos uma doente diferente, alegre, efusiva, radiante! A postura e a voz mudaram completamente! É tão bom termos a oportunidade de mudar a vida de algumas pessoas! Muito obrigada! É impossível ficar-se indiferente a este testemunho espontâneo. Missão cumprida! Amanhã mais um dia.”
O atual projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, pelo IMVF – Instituto Marquês de Valle Flôr, em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e financiado pela Cooperação Portuguesa, através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e da Direção-Geral da Saúde de Portugal.