Decorreu, no dia 3 de fevereiro, no Centro Cultural Português, na cidade de São Tomé, a apresentação dos resultados do primeiro ano do projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe, assim como do projeto Saúde para Todos – Reforço dos meios complementares de diagnóstico laboratoriais em São Tomé e Príncipe, que terminou em novembro de 2022.

A sessão de apresentação contou com a presença do Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Dr. Rui Carmo, do Ministro da Saúde, Trabalho e Assuntos Sociais de São Tomé e Príncipe, Dr. Celso Junqueira, do Administrador Executivo do IMVF, Dr. Ahmed Zaky e do Representante do IMVF/AMVF em São Tomé e Príncipe, Dr. António Lima.

No que diz respeito ao projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe, realizaram-se reuniões estratégicas de reflexão e planeamento estratégico com o Ministério da Saúde e parceiros internacionais, propostas para o controlo, prevenção e tratamento de Doenças Não Transmissíveis e aquisição de medicamentos, materiais e consumíveis para apoio aos cuidados primários e Doenças Não Transmissíveis (DNT).

No âmbito da rede de Telemedicina, foram realizadas 1.381 sessões de telemedicina e foram submetidos na plataforma Medigraf 26.576 exames, no ano de 2022.

No âmbito das Missões de Especialidade, realizaram-se 25 missões médicas de 13 especialidades, nomeadamente Oftalmologia, Gastroenterologia, Pneumologia, Otorrinolaringologia, Cardiologia, Pediátrica, Dermatologia, Cirurgia Geral, Ortopedia, Pediátrica, Imagiologia, Cuidados Intensivos Pediátricos, Urologia, Endocrinologia e Cirurgia Pediátrica. A estas especialidades, somam-se 3 missões de apoio em áreas técnicas hospitalares. Ao todo, neste ano, foram realizadas 3.707 consultas, 828 intervenções cirúrgicas/especializadas e 77 formações teórico-práticas.

Além destas últimas, todas as missões têm um importante foco na formação e capacitação em serviço dos profissionais de saúde locais. Por fim, foram atribuídas 5 bolsas para formação pós-graduada em Portugal para especialistas são-tomenses, nas especialidades de Pediatria, Anestesia, Dermatologia e Cirurgia pediátrica; e 6 bolsas para formação de curta-duração em áreas técnicas, mormente citologia, electromedicina e colposcopia.

No quadro do projeto Saúde para Todos – Reforço dos meios complementares de diagnóstico laboratoriais em São Tomé e Príncipe, foram reabilitados, ampliados, equipados e dotados de materiais, reagentes e consumíveis todos os laboratórios dos distritos de São Tomé e do Hospital Dr. Ayres de Menezes. Foi ainda realizada formação e acompanhamento da intervenção laboratorial, com 25 sessões formativas presenciais, 22 formandos, 8 formações telemáticas e 4 missões de curta duração (técnicas e de coordenação).

O atual projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, pelo IMVF – Instituto Marquês de Valle Flôr, em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e financiado pela Cooperação Portuguesa, através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e da Direção-Geral da Saúde de Portugal.

 

Fotos: Cooperação Portuguesa

Spread the love