Decorreu entre os dias 28 de janeiro a 11 de fevereiro de 2023, a 39.ª Missão de Oftalmologia em São Tomé e Príncipe, no âmbito do projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe.
Integraram esta missão o Dr. Luís Dias Pereira, a Enf.ª Anabela Raposo, do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental E.P.E. – Hospital de Egas Moniz, a Dra. Maria do Céu Brochado Pinto e a Dra. Ana Luísa Ambrósio Marta, ambas do Centro Hospitalar Universitário do Porto, acompanhados pela médica oftalmologista do Hospital Ayres de Menezes (HAM), Dra. Grimalde Trindade.
Ao longo de duas semanas, a equipa médica realizou 619 consultas médicas, 97 consultas de enfermagem e 112 intervenções cirúrgicas, cujos principais diagnósticos e tratamentos incidiram sobre patologias como catarata (adulto/idade pediátrica), glaucoma, trauma (adulto/idade pediátrica), ptoses, ametropias e ambliopias.
A Missão em Números:
- 2 semanas de missão
- 5 profissionais de saúde especializados
- 619 consultas médicas
- 97 consultas de enfermagem
- 112 intervenções cirúrgicas
Foi também assegurada a formação em contexto de trabalho dos profissionais de saúde locais, e foi realizada a habitual reunião clínica no Serviço de Oftalmologia com o tema “Úlceras da Córnea e Inflamação Ocular”, com elevada participação do corpo clínico do HAM.
O atual projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, pelo IMVF – Instituto Marquês de Valle Flôr, em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e financiado pela Cooperação Portuguesa, através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e da Direção-Geral da Saúde de Portugal.