Decorreu recentemente uma missão da especialidade de imagiologia, no âmbito do projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe, da qual fez parte a Dra. Maria Clara Aleluia, médica radiologista da Fundação Champalimaud e do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca. As atividades clínicas e formativas decorreram no Hospital Dr. Ayres de Menezes, em São Tomé, lado a lado com as médicas radiologistas são-tomenses, Dr. Liudmila Castelo David e Dra. Marisa Lima.

“É sempre muito gratificante o trabalho nas missões, pela possibilidade de ajudar populações que realmente necessitam de cuidados médicos e que valorizam imenso a nossa ajuda. Esta missão foi também muito importante porque me permitiu acompanhar e auxiliar na sua atividade as colegas do Serviço de Radiologia, depois dos anos que passamos em conjunto em Portugal, no Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, ao longo da sua formação” afirmou a Dra. Maria Clara Aleluia.

Numa ótica de formação em serviço, foram discutidos casos clínicos mais complexos relativos a exames de mamografia, ecografia e TAC, pediátricos e de adultos.

Ao nível assistencial, foram realizados exames de imagem, sobretudo exames mamários (mamografia e ecografia mamária e axilar), mas também exames de ecografia geral e de TAC. Foram selecionados os doentes com necessidade de realização de biópsia, particularmente doentes com patologia mamária, da tiroide e de partes moles, sobretudo ganglionar.

“Foi muito gratificante observar as duas colegas radiologistas recém especialistas colocadas no serviço: a sua interação no serviço e com médicos de outros serviços do hospital, a forma como organizam a atividade assistencial do serviço e como tinham organizado as atividades a desenvolver durante missão”, concluiu a Dra. Maria Clara Aleluia no fim da missão.

A Missão em Números:

  • 1 semana de missão
  • 3 profissionais de saúde especializadas
  • 125 exames
  • 24 intervenções radiológicas

O projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, pelo IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Direção-Geral da Saúde de Portugal.

Spread the love