A mais recente missão da especialidade de urologia, no âmbito do projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe, decorreu no Hospital Dr. Ayres de Menezes (HAM), em São Tomé, e foi constituída por uma equipa multidisciplinar proveniente de diferentes hospitais portugueses: os médicos urologistas, Dr. Pedro Gomes Monteiro, do Hospital das Forças Armadas, Dr. Arnaldo Figueiredo, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e Dr. Carlos Silva, do Centro Hospitalar de São João (CHSJ), a médica anestesista, Dra. Sofia Torrinha, do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO) e os enfermeiros Gabriel Monteiro, do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), Margarida Sampaio, Centro Hospitalar do Oeste (CHO) e Nuno Morais, da CUF Tejo, acompanhados pelos profissionais de saúde são-tomenses: Dr. Fernando Ceita, Dra. Niurka Almeida e a Enf.ª Lígia Menezes.
De destacar a realização da primeira cirurgia laparoscópica para remoção de um tumor urológico com equipamento do HAM, a um doente com neoplasia urotelial superior (tumor do bacinete), diagnosticado na anterior missão da especialidade.
Durante uma semana de missão, foram realizadas 68 consultas, nas quais se diagnosticaram tumores na próstata e bexiga e hiperplasia benigna da próstata, e 19 intervenções cirúrgicas, nomeadamente a neoplasias vesicais, neoplasias prostáticas avançadas, hiperplasia benigna da próstata, neoplasia urotelial superior e hidrocelo.
No final, o chefe da missão, Dr. Pedro Monteiro, afirmou:
“Considero ter atingido a maioria dos objetivos propostos. Foram evidentes melhorias na integração com uma equipa local rejuvenescida e mais organizada, foi já também usado pela primeira vez o equipamento de cirurgia laparoscópica do Hospital Dr. Ayres Ayres Menezes para a realização de uma cirurgia oncológica do foro urológico. A avaliação pós-operatória dos doentes foi ensaiada em formato de teleconsulta por videoconferência, com sucesso e assistente satisfação dos doentes.”
A Missão em Números:
- 1 semana de missão
- 10 profissionais de saúde especializados
- 68 consultas
- 19 intervenções cirúrgicas
O projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, pelo IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Direção-Geral da Saúde de Portugal.