Decorreu, em São Tomé, entre os dias 28 de maio e 1 de junho, um encontro de trabalho para elaboração de um projeto piloto para testagem do sistema de Avaliação do Desempenho Docente (ADD) no país.

Neste encontro participaram diversos atores educativos são-tomenses (supervisores, inspetores, gestores escolares e docentes), as professoras Marília Cid e Isabel Fialho, do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora e a equipa local do Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe (PAISE-STP).

Ao longo de quatro manhãs de trabalho, analisou-se um Referencial de Desempenho Docente e diversos instrumentos de recolha de informação que suportarão, caso o sistema de ADD venha a ser implementado, o processo de avaliação dos docentes. Estes instrumentos serão agora testados pelos atores educativos são-tomenses junto de alguns professores, de modo a aferir a sua adequação ao contexto.

O PAISE-STP tem vindo a contribuir para a melhoria do sistema educativo de São Tomé e Príncipe. É financiado pelo Camões, I.P. e implementado pelo Ministério da Educação, Cultura e Ciências de São Tomé e Príncipe, pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF), pela Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP), pela Universidade de Aveiro e pela Universidade de Évora.

 

Spread the love