A Região Autónoma do Príncipe acolheu, no dia 10 de junho, no Centro de Formação Profissional Protásio Pina, as Jornadas Pedagógicas “Rede de Investigação em Educação em São Tomé e Príncipe. Foco no estudo “Relação Escola Comunidade na RAP – que Parcerias para que Escola?”.
Tratou-se de uma iniciativa de “devolução à sociedade” dos resultados de um estudo para o qual contribuíram professores, gestores educativos, pais, alunos, líderes comunitários e outros membros da comunidade educativa alargada, quando aceitaram ser entrevistados para dar os seus pontos de vista sobre a escola e a sua relação com a comunidade.
Nas Jornadas foram, também, apresentados a Rede de Investigação em Educação em São Tomé e Príncipe (RIE-STP) e os seus objetivos – uma atividade desenvolvida no âmbito do PAISE-STP, e o eBook recentemente lançado e disponível aqui.
As Jornadas foram coorganizadas pela Secretaria Regional dos Assuntos Sociais e Capital Humano e pela RIE-STP, mais especificamente pelo grupo de trabalho coordenado por Maria Vaz, que desenvolveu o estudo que foi apresentado.
Consulte o Programa das Jornadas aqui. | Veja a Reportagem da TVS (17’33 e 21’43) aqui.
O PAISE-STP tem vindo a contribuir para a melhoria do sistema educativo de São Tomé e Príncipe. É financiado pelo Camões, I.P. e implementado pelo Ministério da Educação, Cultura e Ciências de São Tomé e Príncipe, pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF), pela Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP), pela Universidade de Aveiro e pela Universidade de Évora.