A criação da primeira cooperativa de produtores de coco de São Tomé e Príncipe é um marco histórico e pioneiro no país, possível graças à concertação de esforços dos produtores de coco da zona sul de São Tomé e do Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação (PAFAE) de São Tomé e Príncipe. 

Ao longo dos últimos dois anos, o PAFAE promoveu o associativismo e investiu na organização dos produtores da fileira do coco. Constituída por 5 associações de produtores da zona sul do país, a Cooperativa “Condja Damungu” é uma entidade não governamental, com fins lucrativos, que representará um intermediário formal e fiável entre produtores e compradores.

A Cooperativa tem como objetivos principais nesta fileira representar as associações de produtores de coco;; promover a segurança alimentar e nutricional, através de atividades orientadas para o desenvolvimento rural promover o aumento da produção de coco, preservando o meio ambiente, e mantendo o bem-estar e equilíbrio social e de género; contribuir para a renovação da área coqueiral no país; servir de elo entre os grupos membros e o mercado interno e externo; proporcionar a venda coletiva de coco; proporcionar a compra coletiva de materiais e meios agrícolas, necessários à produção de coco;; e incentivar todas as associações de produtores de coco a inscreverem-se na Cooperativa.

Na sessão de formalização da Cooperativa, que teve lugar em S. João de Angolares, no distrito de Caué, foram eleitos os órgãos sociais, designadamente os membros da Assembleia Geral, do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal.

Com o intuito de consolidar a dinâmica iniciada na fileira do coco, com esta Cooperativa cria-se, assim, uma base organizacional que permite o desenvolvimento de outras iniciativas nesta fileira.

Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação (PAFAE) de São Tomé e Príncipe é financiado pela União Europeia, cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e implementado pelo IMVF em parceria com o Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pesca de São Tomé e Príncipe.

 

Spread the love