O Secretário de Estado dos Negócios Estrageiros e Cooperação de Portugal, Dr.  Francisco André visitou os recém reabilitados Centro Policlínico de Água Grande e Centro Materno-Infantil, na cidade de São Tomé, alvo de intervenções infraestruturais levadas a cabo pelo Projeto Saúde para Todos – Consolidação do Serviço Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe 

No total, estão a ser reabilitadas 27 estruturas de saúde a nível nacional, nas quais se incluem centros e postos de saúde e alguns edifícios do Hospital Dr. Ayres de Menezes, em São Tomé, e do Hospital Dr. Manuel Quaresma Dias da Graça, na Região Autónoma do Príncipe. As obras de reabilitação permitem agora assegurar as adequadas condições de trabalho aos profissionais de saúde e, consequentemente, um melhor atendimento e prestação de cuidados médicos à população são-tomense.  

A visita do Secretário de Estado dos Negócios Estrageiros e Cooperação de Portugal, Dr.  Francisco André, ao Centro Policlínico de Água Grande e ao Centro Materno-Infantil foi acompanhada pelo Ministro da Saúde, Trabalho e Assuntos Sociais de São Tomé e Príncipe, Dr. Célsio Junqueira, pela Presidente do Camões, I.P., Dra. Ana Paula Fernandes, pelo Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Dr. Rui Carmo, pelo Administrador Executivo do IMVF, Dr. Ahmed Zaky e pelo Representante do IMVF/AMVF em São Tomé e Príncipe, Dr. António Lima.  

“Para poder atender melhor é preciso que os edifícios estejam em melhor estado”, afirmou o Ministro da Saúde, Trabalho e Assuntos Sociais, Dr. Célsio Junqueira, acrescentando que o apoio do Projeto Saúde para Todos, para além da disponibilização de equipamentos e consumíveis médicos, tem também dado um apoio crucial à reabilitação de infraestruturas da rede de cuidados de saúde. “Há sempre uma resposta positiva por parte do Saúde para Todos”. Por fim, referiu que o atual enfoque do Projeto é nos cuidados primários: “A prevenção é a nossa aposta e não a cura”.    

O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, Dr. Francisco André mostrou-se muito orgulhoso e satisfeito pelo trabalho que tem sido feito no domínio da saúde em São Tomé e Príncipe. E afirmou: “[O Saúde para Todos] é um projeto exemplar da Cooperação Portuguesa, um projeto sem paralelo nas outras áreas da cooperação, é um projeto que tem resultados absolutamente extraordinários aqui em São Tomé.” O Dr. Francisco André considerou ainda que o Saúde para Todos “é um projeto que foi bem desenhado, que tem estado a ser bem implementado e com excelentes resultados”.  

Sobre a Telemedicina, referiu que o Projeto Saúde para Todos tem vindo a “tirar o melhor partido das novas ferramentas tecnológicas ao serviço da saúde, com o número de consultas e tratamentos via telemedicina a crescer anualmente, “com resultados que são assinaláveis e que demonstram bem o êxito deste processo”. E acrescentou: “Hoje, é bastante possível, em várias patologias, pacientes de São Tomé terem tratamento em unidades hospitalares fora de São Tomé – nalgumas daquelas que são as melhores unidades do sistema nacional de saúde em Portugal e não só -, o que tem servido para poupar as pessoas aos incómodos das viagens para muitas consultas que se conseguem resolver através da telemedicina, mas não só, também através das Missões Médicas que vêm de Portugal para São Tomé, porque é muito mais fácil uma missão médica deslocar-se do que um conjunto alargado de pacientes – e isso tem estado a funcionar.” 

O projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, pelo IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Direção-Geral da Saúde de Portugal. 

 

Spread the love