A formação em Supervisão Pedagógica e Desenvolvimento Profissional de Professores, promovida no âmbito do Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe (PAISE-STP), decorreu entre 7 e 13 de setembro, no Centro de Formação Profissional Brasil – São Tomé e Príncipe.
Com a duração de 5 dias, num total de 25 horas, a formação foi dinamizada pela Prof.ª Ana Isabel Andrade, da Universidade de Aveiro e pela Prof.ª Leonor Santos, do PAISE-STP, e nela participaram 23 formandos, entre supervisores pedagógicos e delegados de disciplina do ensino secundário de São Tome e Príncipe.
A formação – validada pelo Gabinete de Formação Contínua e em Exercício do Ministério da Educação, Cultura e Ciências de São Tomé e Príncipe – cumpriu com os seguintes objetivos: 1) dinamizar um espaço de construção de conhecimento sobre supervisão pedagógica e contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores são-tomenses; 2) desenvolver nos formandos competências fundamentais para um exercício adequado da função supervisiva; 3) criar momentos de partilha e de (re)construção de conhecimentos, desenvolvendo adequada e criticamente a capacidade de usar diferentes recursos de supervisão em contexto são-tomense.
Esta ação de formação culminou com a Jornada Pedagógica “Rede de Investigação em Educação em São Tomé e Príncipe. Foco no estudo: Funções da Supervisão Pedagógica em STP: Perspetivas baseadas numa análise documental”, na tarde no dia 13 de setembro, no Centro Cultural Português, em São Tomé.
O PAISE-STP tem vindo a contribuir para a melhoria do sistema educativo de São Tomé e Príncipe. É financiado pelo Camões, I.P. e implementado pelo Ministério da Educação, Cultura e Ciências de São Tomé e Príncipe, pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF), pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), pela Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP), pela Universidade de Aveiro e pela Universidade de Évora.