Olinto Vieira, filho do falecido médico oftalmologista de Coimbra, Dr. Ramiro de Sousa Vieira, doou um conjunto de equipamentos e materiais hospitalares destinados a apetrechar uma nova sala de oftalmologia no Hospital Dr. Ayres de Menezes (HAM), em São Tomé.

Esta doação foi possível graças ao apoio logístico da AMVF/IMVF, no quadro do Projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe, financiado pela Cooperação Portuguesa, que permitiu a chegada deste lote de equipamentos e materiais a São Tomé e Príncipe, e que constituem uma mais-valia para o diagnóstico da patologia ocular ao serviço da população são-tomense.

Estes equipamentos – entre os quais se destacam autorrefractor, queratômetro e topógrafo, caixa de lentes e armações de prova, frontofocómetro, oftalmoscópio e retinoscópio, lâmpada de fenda e, ainda, marquesas, equipamentos hospitalares e instrumentos cirúrgicos diversos – serão úteis à prática clínica da única médica oftalmologista são-tomense, Dra. Grimalde Trindade, bem como da atividade das missões médicas regulares da especialidade de oftalmologia ao arquipélago são-tomense, coordenadas pelo Dr. Luís Dias Pereira e pela Enf.ª Anabela Raposo.

A entrega aconteceu na presença do Diretor Geral do HAM, Virgílio Mandiga, da Diretora Clínica do HAM, Liudmila David em representação da Senhora Ministra da Saúde e dos Direitos da Mulher, da Embaixadora de Portugal em São Tomé e Príncipe, Cristina Moniz, do Presidente do IMVF, Paulo Freitas, do Administrador Executivo e Diretor de Projetos do IMVF, Ahmed Zaky, e do próprio Olinto Vieira, bem como do corpo clínico do HAM.

O Projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, com o apoio do IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde e dos Direitos das Mulheres de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Direção-Geral da Saúde de Portugal.

 

Spread the love