A missão de Otorrinolaringologia esteve em São Tomé e Príncipe de 3 a 10 de fevereiro de 2024, no quadro do Projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe. A missão decorreu no Hospital Dr. Ayres de Menezes, em São Tomé, e contou com uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde portugueses, chefiada pela Prof.ª Doutora Cristina Caroça, do Hospital CUF Tejo.
Em Números:
- 1 semana de missão
- 9 profissionais de saúde especializados
- 56 consultas de Otorrinolaringologia
- 59 consultas de Audiologia
- 41 consultas de Terapia da Fala
- 53 consultas de Reabilitação Auditiva/ Próteses
- 14 consultas de Anestesia
- 15 doentes submetidos a Intervenções Cirúrgicas
- 200 ouvidos avaliados através de Exames Audiométricos (timpanogramas, audiograma tonal e potenciais evocados auditivos)
“Foi uma missão muito gratificante, não só pelo facto de se terem ultrapassado os objetivos propostos relativamente ao número de consultas, como também porque a taxa de absentismo às consultas foi inferior a 10%! Desde julho de 2023 que, na Região Autónoma do Príncipe, são feitos regularmente exames através de um otoscópio digital. Este apoio à distância tem fomentado a discussão de casos clínicos e o apoio clínico em equipa. A proximidade com o Príncipe também permitiu uma melhor articulação sobre os doentes a virem ao encontro da equipa em São Tomé, razão pela qual foram integrados no plano cirúrgico um grande número de doentes da ilha. A formação continua a ser um pilar destas missões e deve ser encarada como uma prioridade. Sem dúvida que o apoio à distância via Telemedicina é um marco importante quer para a formação, quer para o apoio à população de São Tomé e Príncipe. Nesta missão o Prof. Doutor João Paço apresentou a seu livro autobiográfico “Dar som à vida”, revertendo os direitos de autor para angariação de próteses auditivas para as crianças são-tomenses.”, Prof.ª Doutora Cristina Caroça, Chefe da Missão de Otorrinolaringologia.
O Projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, com o apoio do IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde e dos Direitos das Mulheres de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Direção-Geral da Saúde de Portugal.