O Centro Cultural Português, na cidade de São Tomé, acolheu o lançamento do livro autobiográfico do Prof. Doutor João Paço “Dar Som à Vida”, no dia 8 de fevereiro.

A apresentação do livro ficou a cargo do Presidente do IMVF, Dr. Paulo Freitas, que recordou alguns episódios vividos com o autor enquanto seu professor e mais tarde como chefe das missões da especialidade de Otorrinolaringologia a São Tomé e Príncipe no âmbito do projeto Saúde para Todos. O evento contou com as intervenções da Senhora Ministra da Educação, Ciências e Cultura de São Tomé e Príncipe, Isabel Abreu, da Embaixadora de Portugal em São Tomé e Príncipe, Cristina Moniz e do próprio Prof. Doutor João Paço, que assinou e ofereceu vários livros na ocasião.

Com um capítulo dedicado a São Tomé e Príncipe, o Prof. Doutor João Paço conta como abraçou o projeto Saúde para Todos, em fevereiro de 2011, aquando da sua primeira missão humanitária ao país, fala sobre a evolução destas missões médicas, recordando pontos marcantes como a investigação científica sobre as causas dos elevados casos de surdez no arquipélago são-tomense, o início da colocação de próteses auditivas em crianças parcialmente surdas, permitindo-lhes recuperar a audição e a linguagem, a iniciativa inédia da criação da linguagem gestual de São Tomé e Príncipe, que se materializou no 1.º Dicionário de Língua Gestual de São Tomé e Príncipe, o rastreio auditivo neonatal, em 2013, como forma de detetar problemas de audição à nascença, a importância da capacitação de profissionais de saúde locais, com formação on the job e teórica através das jornadas luso-são-tomenses de otorrinolaringologia, a introdução da telemedicina, em 2016, mantendo-se a regularidade das consultas semanais entre Portugal e São Tomé e Príncipe, não esquecendo, ao longo deste percurso, do apoio de várias entidades nacionais públicas e privadas.

Diagnóstico, tratamento, acompanhamento, prevenção. O projeto Saúde para Todos – Especialidades, dedicado à ORL., em São Tomé e Príncipe, conseguiu abarcar essas dimensões da medicina e é, sem dúvida, um dos desafios da minha vida e um dos que mais me orgulho”, Prof. Doutor João Paço.

O projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, com o apoio do IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde e dos Direitos das Mulheres de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Direção-Geral da Saúde de Portugal.

 

 

 

Spread the love