A Missão de Neurologia, no âmbito do projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe, decorreu entre os dias 2 e 10 de fevereiro de 2024, no Hospital Dr. Ayres de Menezes (HAM), na cidade de São Tomé.

O médico neurologista do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, Dr. André Rêgo ministrou formação em exame neurológico, doença cerebrovascular, epilepsia e cefaleias aos profissionais de saúde do HAM e realizou 32 consultas – com os principais diagnósticos de mielopatia, enxaqueca, perturbação do desenvolvimento intelectual, paralisia cerebral.

De acordo com o Dr. André Rêgo, “o entusiasmo dos colegas pelo reforço da formação nesta área e a rápida mobilização de doentes para serem alvo de uma primeira avaliação por esta especialidade foi extraordinário. Recordo um caso trazido por uma colega que participou na formação e que aplicou uma manobra semiológica que havia aprendido no dia anterior no centro de formação e que fez a diferença na abordagem diagnóstica deste doente, poupando recursos e tranquilizando o utente em questão”.

“Espero poder continuar a manter contacto com as equipas médicas e a população são-tomense, quer à distância, quer em futuras missões para melhorar os cuidados fornecidos à população e aperfeiçoar a abordagem aos sintomas e doenças neurológicas; e, ainda, quem sabe, no futuro, ajudar a formar o primeiro neurologista do país.”, reforçou o Dr. André Rêgo.

O projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, com o apoio do IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde e dos Direitos das Mulheres de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Direção-Geral da Saúde de Portugal.

 

Spread the love