A Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global (EDCG), serviu de mote à sexta edição da Lisbon Speed Talks, dinamizada pelo Clube de Lisboa e pelo IMVF.
Reconhecendo a EDCG como um “processo de aprendizagem e transformação através da ação individual e/ou colaborativa orientada para a justiça social e o bem comum (…) que inter-relaciona um tema concreto com as causas das desigualdades onde quer que elas existam”, conversámos com a ativista, storyteller e coordenadora da plataforma HUMAN, Carolina Salgueiro Pereira, sobre o papel dos jovens perante os multidesafios que hoje enfrentamos.
Ficam os jovens assolados com estes desafios a que se juntam crises, como a climática, social, alimentar e que competem entre si por espaços de decisão e atenção?
Sendo a EDCG uma poderosa ferramenta para desconstruir estereótipos e para combater e prevenir todas as formas de discriminação, como podemos garantir que mais atores do desenvolvimento se envolvam na promoção dos direitos humanos, da democracia e da equidade?
Assiste à Lisbon Speed Talk – Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global: Que relevância? para conhecer as respostas da Carolina e para saber mais sobre o HUMAN.
O IMVF co-implementa o projeto Human- Desenvolvimento e novos desafios globais: Conhecer para agir em prol da justiça social e do combate ao aquecimento global, cofinanciado pelo Camões – instituto da Cooperação e da Língua. Um projeto que contribui para a promoção, consolidação e disseminação da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global como pilar da justiça social e do combate ao aquecimento global, bem como mobilizar do conhecimento à ação.
Segue as Lisbon Speed Talks no Spotify.