No dia 23 de maio, o IMVF vai organizar dois debates e inaugurar uma exposição no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa. Será um dia dedicado à Cidadania Global.

Na quinta-feira de manhã, das 9h30 às 12h30, no Auditório B2.03 do Iscte, o projeto Coerência – O Eixo do Desenvolvimento promove o debate: A UE e a Cooperação para o Desenvolvimento: que futuro para uma Europa Global e Solidária? Com moderação de Paulo Baldaia (Expresso), e contando com os Candidatos Portugueses ao Parlamento Europeu sobre o contributo da União Europeia para um mundo mais justo e sustentável. “Num contexto de crescente polarização e de inegáveis interdependências, como pode a União Europeia afirmar as políticas de Cooperação para o Desenvolvimento como resposta às múltiplas crises globais e não cair na armadilha de instrumentalizar a Cooperação para o Desenvolvimento aos desígnios estratégicos dos Estados-Membros?. O debate procurará refletir sobre os desafios globais que se colocam atualmente, bem como as propostas dos partidos para os próximos 5 anos.

Saiba mais sobre esta iniciativa e inscreva-se aqui.

De seguida, iremos inaugurar uma exposição interativa e itinerante inserida na Campanha “tODxS pela Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global”. Uma exposição concebida como se fosse uma viagem, com uma linguagem ilustrada e muita interatividade, desafiando a ação. Os vídeos, protagonizados por Clara Passarinho, encenadora, atriz e ativista, trazem a voz dos jovens de uma forma divertida e provocadora. “Comunicar os temas da Cidadania Global continua a ser um enorme desafio” é o mote da exposição tODxS, dedicada ao público universitário, e com o objetivo de estimular a ação individual e ancorar os grandes temas da Cidadania Global nas “pequenas” ações do dia-a-dia. A irá também passar por Leiria, Évora, Coimbra, Porto, Santarém, Castelo Branco, entre outras.

De tarde, pelas 17h, a Campanha tODxS traz o debate “Paz, Segurança e Democracia“, onde será discutido o modo como os conflitos, pobreza, desigualdades e emergência climática se interligam e constituem a mais séria ameaça à promoção de um mundo mais justo, mais digno e mais sustentável. Moderado por Giulia Daniele, conta com a participação de Pedro Seabra e Luis Mah, investigadores do CEI-Iscte – Centro de Estudos Internacionais. O evento terá também a exposição interativa “tODxS”.

Mais informação sobre o evento aqui.

Ambos os debates são de entrada gratuita e serão realizados no auditório B2.03 do Iscte, em Lisboa.

Spread the love