A Ministra da Saúde e dos Direitos da Mulher de São Tomé e Príncipe, Ângela Costa, acompanhada pela Diretora dos Cuidados de Saúde, Isaulina Barreto, esteve na sede do IMVF, no dia 17 de junho, no âmbito da sua visita a Portugal.
A reunião entre a Ministra e o IMVF – nas pessoas do Presidente do Conselho de Administração, Paulo Telles de Freitas, da Administradora Executiva e Direção de Novas Parcerias e Comunicação, Carolina Quina e do Administrador Executivo e Diretor de Projetos, Ahmed Zaky – teve como objetivo central a realização de um balanço do projeto ” Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe.
No ano de 2023, realizaram-se 34 missões médicas em 18 áreas de especialidade, assim como 6 missões em áreas técnicas hospitalares (imagiologia, projeções sanitárias, equipamentos de laboratório, telemedicina e equipamentos de oftalmologia) e 4 missões de coordenação, com um total de 130 missionários; a consolidação da rede de Telemedicina (com realização regular de consultas e exames, que inclui já 10 especialidades médicas), a reabilitação e adaptação de 24 estruturas de saúde (das quais 15 foram concluídas em 2023, como é o exemplo da reabilitação do Centro Policlínico de Água Grande e o Centro Materno-Infantil e a reabilitação do edifício de Cardiologia do Hospital Dr. Ayres de Menezes), o aprovisionamento, a reparação e manutenção dos equipamentos e meios complementares de diagnóstico disponibilizados e formação de profissionais de saúde locais, tanto à distância, através da rede de Telemedicina, como presencialmente, durante as missões médicas e durante os cursos de formação especializada de média e longa duração, em áreas técnicas e médicas.
Este projeto visa contribuir para o acesso universal da população de São Tomé e Príncipe a cuidados de saúde de qualidade, através da promoção da disponibilidade, qualidade e crescente autonomia da prestação de cuidados de saúde preventivos, primários e especializados no país; e do reforço da capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde são-tomense no combate a novos desafios epidemiológicos, com enfoque nas Doenças Não Transmissíveis.
No encontro foram ainda destacadas as principais atividades e metas, ressaltando a importância de continuar a apostar na coordenação multissetorial, financiamento e políticas do setor, formação dos recursos humanos e aprovisionamento.
Além desta apresentação, a reunião teve como propósito reforçar a estreita colaboração e apoio do Ministério da Saúde e dos Direitos da Mulher de São Tomé e Príncipe aos projetos que têm vindo a ser desenvolvidos ao longo do tempo.
O projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, com o apoio do IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde e dos Direitos das Mulheres de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Secretaria-Geral do Ministério da Saúde.