A Missão de Oftalmologia a São Tomé e Príncipe, no âmbito do Projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe, coordenada pelo Dr. Luís Dias Pereira, decorreu entre 15 e 29 de junho, no Hospital Dr. Ayres de Menezes (HAM), na cidade de São Tomé.

Integraram esta missão os médicos oftalmologistas, Dra. Patrícia José Figueiredo Lopes e Dr. Miguel Neves da Costa Santos, ambos da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, a Enfermeira graduada Anabela Raposo, da Unidade Local de Saúde de Lisboa Oriental e a médica oftalmologista, Dra. Grimalde Trindade, do HAM.

Durante 14 dias, a equipa de profissionais de saúde em missão prestou cuidados de saúde, médico-cirúrgicos, especializados a um número significativo de doentes, tendo realizado 686 consultas (610 consultas de oftalmologia e 76 consultas de enfermagem), com os principais diagnósticos de catarata (em idade adulta e pediátrica), glaucoma, trauma (em idade adulta e pediátrica), ptoses, ametropias e ambliopias, e 90 cirurgias, nomeadamente, a catarata (em idade adulta e pediátrica), glaucoma, pterigeo, tumores e patologia traumática.

Do ponto de vista da atividade formativa, de salientar a formação contínua em trabalho / on the job e a apresentação e discussão de vários casos clínicos provenientes das consultas. Foi também realizada, na manhã do último dia da missão, a já habitual reunião clínica dirigida aos profissionais de saúde do HAM, desta vez sobre o tema “Conjuntivite: prevenção, diagnóstico e tratamento”.

O Projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, com o apoio do IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde e dos Direitos da Mulher de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões, I.P. e pela Secretaria-Geral do Ministério da Saúde de Portugal.

Spread the love