A missão de Cirurgia Pediátrica esteve em São Tomé e Príncipe, entre 29 de junho a 6 de julho, no âmbito do Projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe. A equipa, constituída pela cirurgiã pediátrica, Dra. Zínia Serafim e pela professora adjunta e fisioterapeuta da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Setúbal, Dra. Aldina Lucena, exerceu atividade clínica no Hospital Dr. Ayres de Menezes, em São Tomé.
Realizaram 101 consultas de especialidade, com diagnósticos de hérnia bilateral, umbilical e inguinal, sequela de queimadura, entre outros, e dinamizaram 2 ações formativas de prevenção de queimaduras nas escolas primárias de Água Porca e São João da Várzea.
“As crianças têm uma influência positiva e podem servir de exemplo à sua família (pais, irmãos, avós) para proteger a casa e evitar incêndios e queimaduras”.
Estas formações tiveram como objetivos sensibilizar as crianças e professores sobre como prevenir incêndios e queimaduras e como atuar caso aconteça a queimadura; identificar o conhecimento das crianças relativamente às queimaduras (tipos de queimaduras, agentes de queimadura, mecanismos de queimadura, etc.). e atuação imediata no pós-queimadura; e ainda desmistificar crenças e mitos associados às práticas populares de atuação neste tipo de acidentes.
Para além da parte clínica e formativa, a missão incluiu também reuniões com a equipa local para melhor adequar a implementação das atividades propostas, reuniões de preparação da próxima missão (em novembro de 2024) e o inventário e a organização do material e medicação da equipa de cirurgia pediátrica.
Em Números:
- 1 semana de missão
- 2 profissionais de saúde especializadas
- 101 consultas de Cirurgia Pediátrica
- 2 ações de formação
O Projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, com o apoio do IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde e dos Direitos da Mulher de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões, I.P. e pela Secretaria-Geral do Ministério da Saúde de Portugal.