A missão de Endocrinologia e Nutrição esteve em São Tomé e Príncipe no quadro do Projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe.

As médicas especialistas Dra. Teresa Sabino e Dra. Ana Paula Bogalho, ambas do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Hospital de Curry Cabral – Unidade Local de Saúde São José, exerceram atividade assistencial e formativa no Hospital Dr. Ayres de Menezes (HAM), e nos Centros de Saúde de Água Grande, Lobata, Angolares-Caué, Cantagalo, Mé-Zochi e Lembá.

Foram realizadas 88 consultas de endocrinologia geral, diabetes, patologia tiroideia, hipertensão arterial, tendo sido reobservados doentes e reajustadas terapêuticas; foi definido um elemento de ligação para a missão de endocrinologia, em cada uma das unidades de saúde locais, para agilizar a resolução de questões relacionadas com o acompanhamento dos doentes com patologia endócrina e para planear a reavaliação de doentes mais complexos a curto-médio prazo, através de consultadoria via email ou contacto telefónico.

Foi também feita a referenciação de doentes para consultas de outras especialidades no HAM, bem como para exames complementares específicos, e para o serviço de urgência. Foram disponibilizados fármacos aos doentes e foi feito um planeamento de colaborações futuras, nomeadamente no que se refere à formação contínua de profissionais de saúde na área das patologias endócrinas mais prevalentes, de forma a melhorar a eficácia da intervenção nestes doentes. Neste sentido, foram realizadas nesta missão duas ações de formação pós-graduadas dirigidas aos profissionais de saúde não só do HAM, mas também oriundos de outras unidades de saúde sobre emergências agudas na diabetes mellitus e nódulo tiroide e deteção precoce do carcinoma da tiroide (temas previamente sugeridos pelos profissionais de saúde são-tomenses), com oportunidade de discussão e esclarecimento de casos clínicos particulares.

De salientar que a equipa em missão concedeu uma entrevista Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe (RNSTP), com vista à consciencialização da diabetes, à importância de uma alimentação e atividade física adequadas, promovendo estilos de vida saudáveis, prevenindo o aparecimento da diabetes e suas complicações.

A próxima missão de Endocrinologia e Nutrição a São Tomé e Príncipe está programada para novembro de 2024.

O Projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, com o apoio do IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde e dos Direitos da Mulher de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões, I.P. e pela Secretaria-Geral do Ministério da Saúde de Portugal.

 

Spread the love