Missão de Otorrinolaringologia esteve na Região Autónoma do Príncipe com foco na formação de profissionais de saúde

A médica especialista do Hospital CUF Tejo, Dra. Cristina Caroça, esteve em São Tomé e Príncipe, no âmbito do Projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe, tendo exercido atividade clínica e formativa no Hospital Dr. Ayres de Menezes, em São Tomé, e no Hospital Dr. Manuel Quaresma Dias da Graça, na Região Autónoma do Príncipe.

Esta missão, apesar de ter como principal objetivo a capacitação de profissionais de saúde são-tomenses, assegurou também a realização de consultas e de cirurgia não programada numa situação de urgência, que contou com o total apoio da equipa local.

Foram realizadas 91 consultas (20 no Hospital Dr. Ayres de Menezes, em São Tomé e 71 no Hospital Dr. Manuel Quaresma Dias da Graça, na Região Autónoma do Príncipe). Dos doentes observados, alguns foram referenciados para a missão seguinte e outros tiveram alta ou foi-lhes administrada terapêutica médica.

Esta missão teve como principal foco a formação de profissionais de saúde locais, em particular em contexto de trabalho, uma vez que não existe nenhum médico especialista em otorrinolaringologia em São Tomé e Príncipe.

A Dra. Cristina Caroça salientou: “No Hospital Dr. Manuel Quaresma Dias da Graça, na Região Autónoma do Príncipe, todas as consultas foram realizadas pelos profissionais locais, sob supervisão do especialista e orientação em caso de necessidade. Foi efetuado um período formativo de otoscopias, urgências ORL, com o objetivo de capacitar estes profissionais para a melhor atuação terapêutica em situações de ORL, logo no 1.º período após chegada, seguindo-se os períodos de consulta nos dias seguintes. O grupo de WhatsApp criado para manter o contacto e poder discutir doentes, tem sido bastante utilizado, funcionando por vezes como “quiz” de casos clínicos entre a equipa local.”

No âmbito desta missão, foram também oferecidos dois otoscópios digitais (um para o posto de consulta do Hospital Dr. Manuel Quaresma Dias da Graça e outro para o posto de consulta da HBD na Roça Sundy), um espelho frontal de lâmpadas LED, um monitor de registo de sinais vitais oferecido pelo Hospital CUF Tejo e medicamentos tópicos (gotas) oferecidos pela Edol, bem como outros medicamentos, compressas, luvas e espátulas.

O Projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, com o apoio do IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde e dos Direitos da Mulher de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões, I.P. e pela Secretaria-Geral do Ministério da Saúde de Portugal.

Spread the love