O controlo de pragas e doenças das plantas é uma boa prática agroecológica que deve ser adotada para garantir a qualidade, produtividade e rentabilidade das culturas hortícolas e de exportação. Para tal, poderão ser usados biopesticidas.

Este vídeo formativo, produzido no âmbito do Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação (PAFAE) de São Tomé e Príncipe, mostra a preparação de alguns biopesticidas, tais como extrato de pimenta, água de vidro, enxofre e acaricida de farinha e leite, bem como as suas funções, formas de utilização, o tempo de conservação e alguns alertas a ter em conta na preparação e aplicação dos mesmos. Este vídeo pretende, assim, ser um recurso útil ao serviço de todos os agricultores no modo de produção biológica, bem como de todos os técnicos do setor agrícola.

Estes biopesticidas podem ser produzidos pelos agricultores a baixo custo, com recurso a produtos disponíveis localmente, e podem ser aplicados em várias culturas hortícolas e de exportação. O modo de preparação e utilização destes e de outros biopesticidas tem sido demonstrado junto dos produtores no âmbito de formações práticas dinamizadas pelos técnicos agrícolas do PAFAE, evidenciando a importância da adoção de práticas agroecológicas que permitam conciliar produtividade e produção sustentável.

Vídeo disponível AQUI.

Estas e outras receitas podem ser encontradas no Manual sobre Biopesticidas e Biofertilizantes: 10 Receitas para Utilização em Produção Biológica, elaborado no âmbito do PAFAE.

A produção de vídeos formativos sobre Boas Práticas Agrícolas tem como objetivo capacitar produtores com conhecimentos técnicos para implementarem práticas agroecológicas que permitam conciliar o aumento da produtividade com base em métodos ambientalmente sustentáveis, contribuindo diretamente para o aumento dos seus rendimentos e para a redução do impacto da atividade agrícola nos ecossistemas.

Próximos Vídeos:

  • Preparação de Biofertilizantes;
  • Preparação de Composto Orgânico.

Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação (PAFAE) de São Tomé e Príncipe é financiado pela União Europeia e cofinanciado pela Cooperação Portuguesa através do Camões, I.P. e implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) em estreita parceria com o Ministério de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pesca (MADRP) de São Tomé e Príncipe e tem vindo a contribuir para a fortalecimento da economia e a criação de emprego em São Tomé e Príncipe no setor das fileiras agrícolas de exportação.

 

Vídeos Formativos PAFAE já produzidos:

Spread the love