City of Youthopia

Portugal, Eslovénia, Letónia, Roménia e Itália

Juntar 27 jovens de vários países num intercâmbio para discutirem e pensarem em ideias e soluções sustentáveis tanto a nível individual, como ao nível das instituições (livrarias, cafés, postos de turismo, instituições educativas, etc.), e criarem uma plataforma onde serão partilhadas boas práticas a ser adotadas em prol de um estilo de vida mais sustentável, ético e com zero desperdícios.

Explore a conta de Instagram do projeto.

 

BENEFICIÁRIOS

Jovens entre os 18 e os 30 anos.

 

OBJETIVOS

  • Identificar problemas e procurar soluções adequadas para a temática do consumo ético e sustentável;
  • Desenvolver o fortalecimento de competências para a capacidade de pensar criticamente de forma criativa os temas da cidadania global;
  • Incentivar os jovens a tornarem-se cidadãos ativos;
  • Reforçar os valores da solidariedade e a empatia entre os jovens e a valorização de pertença a uma comunidade europeia e global;
  • Familiarizar os jovens participantes do intercâmbio com o programa Erasmus +.

 

 

ATIVIDADES

A principal atividade do projeto será um intercâmbio de jovens, que terá lugar na Eslovénia, em novembro de 2018, onde será desenvolvida e criada a “Cidade da Utopia”.

Durante 9 dias, 27 jovens entre os 18 e os 30 anos da Eslovénia, Portugal, Letónia, Roménia e Itália estarão reunidos para, através de atividades de educação não formal, encontrarem as suas próprias soluções para estilos de vida mais sustentáveis, ao nível individual, com foco na temática do consumo mais justo e sustentável.

Serão igualmente trabalhadas recomendações que diferentes instituições públicas e privadas podem adotar. Serão também partilhadas boas práticas de sustentabilidade existentes nos países parceiros, de modo a conhecer e comparar a realidade de cada país.

As soluções e ideias que irão emergir deste intercâmbio serão apresentadas numa plataforma online interativa e amplamente disseminadas, para incentivar pessoas e instituições a adotarem práticas de consumo e produção mais éticas e sustentáveis.

 

 

PARCEIROS

  • Zavod Voluntariat (Eslovénia);
  • Zala Briviba (Letónia),
  • Mai Bine (Roménia),
  • GVC (Itália)

 

 

NOTÍCIAS:

10/12/2018 City of Youthopia: um intercâmbio sustentável em Maribor, Eslovénia