O Forte de São José, recentemente reabilitado pelo IMVF foi inaugurado a 12 de maio, por ocasião das comemorações do Dia da Europa, tendo-se deslocado à ilha do Maio, Cabo Verde, uma delegação da União Europeia (UE) e do Ministério das Relações Exteriores (MIREX) deste país africano.

Esta obra, inserida no “Projeto de Valorização do Património Histórico-Cultural da ilha do Maio” (novembro 2011 – abril 2012) tem como objetivo valorizar o património histórico e cultural da ilha do Maio, pois o Forte de São José, cuja construção remonta ao século XVIII, se assume como um dos pontos-chave da ilha, testemunho físico e material da história dos maienses e dos cabo-verdianos em geral. Este projeto foi financiado pelo programa de cooperação entre a UE e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa – PALOP.

Na inauguração da reabilitação do forte da ilha do Maio, a delegação da União Europeia liderada pelo Embaixador José Manuel Pinto Teixeira foi acompanhada pelos Embaixadores da França, Philippe Barbry, de Portugal, Bernardo de Lucena, e pelo Encarregado de Negócios do Luxemburgo, Marc De Bourcy. A delegação do MIREX foi chefiada pelo Secretário de Estado José Luís Rocha. Nesta visita participou também a Representante das Nações Unidas em Cabo Verde, Ulrika Richardson-Golinski.

Na ilha do Maio, a ocasião foi também aproveitada para serem visitados outros projetos do IMVF com financiamento da União Europeia, nomeadamente o “Programa de Reforço dos Atores Descentralizados de Maio e São Tomé” e o “Projeto de Abastecimento de Água e Eco Saneamento na ilha do Maio”.

Executado pela Câmara Municipal de Loures (Portugal) em parceria com o IMVF, o “Programa de Reforço dos Atores Descentralizados de Maio e São-Tomé” visa contribuir para o reforço do poder local em Cabo Verde apostando na capacitação da Câmara Municipal do Maio.

O “Projeto de Abastecimento de Água e Eco Saneamento na ilha do Maio”, implementado pelo IMVF em parceria com a Câmara Municipal do Maio, incluiu a construção de diques para aumentar a disponibilidade de água com a aquisição de novas unidades de dessalinização, um sistema adaptado de tratamento de águas residuais, melhoria das condições sanitárias para as populações rurais e campanhas de sensibilização.

Spread the love