Vai realizar-se, no âmbito do Projeto de Dinamização e Requalificação Turística da Ilha do Maio, implementado pelo IMVF em Cabo Verde, uma formação em Artesanato e Turismo Solidário, de 16 de agosto a 2 de setembro de 2016.
O projeto conta com o financiamento da União Europeia e o apoio da Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas da Boavista e do Maio (SDTIBM), sendo implementado em parceria com a Câmara Municipal do Maio e a Câmara Municipal de Loures.
Indo ao encontro de uma das linhas orientadoras do projeto, a formação e capacitação profissional, terá lugar uma ação formativa de curta duração que pretende contribuir para a requalificação de artesãos com algum domínio em materiais e técnicas locais, de modo a que se possa enriquecer a oferta de consumo turístico na ilha do Maio.
A formação terá a duração de 90 horas e contará com a participação de 12 a 15 artesãos. Os formadores são docentes, designers e técnicos especialistas em artesanato e turismo da M_EIA, Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura. Serão realizados dois seminários: um sobre turismo solidário e a experiência cabo-verdiana nesse domínio e outro sobre técnicas de orçamento, gestão e comercialização. No final da ação pretende-se que sejam criados 15 a 20 novos produtos, bem como a criação de marcas dos produtos.
O Sr. Embaixador da União Europeia em Cabo Verde, José Manuel Pinto Teixeira, irá conhecer de perto esta ação, aquando da sua visita aos projetos financiados na ilha, que acontecerá de 19 a 22 de agosto.
Atualmente, o artesanato em Cabo Verde necessita de intervenções de fundo a vários níveis, como a formação de novos artesãos, promoção do artesanato contemporâneo e a requalificação do artesanato tradicional. Tal deve-se aos obstáculos encontrados na definição de políticas públicas eficazes para o setor, a nível da formação profissional, mas também relativamente a estímulos para a profissionalização de artesãos em áreas tecnológicas sustentáveis. Desta forma, pretende-se, com esta formação, propor linhas de novos objetos com base em projetos de design de produto, através de materiais e outros recursos que a ilha disponibiliza.
O Projeto de Dinamização e Requalificação Turística na Ilha do Maio está a ser implementado desde março de 2016 e pretende contribuir para a melhoria das condições de vida da população da ilha do Maio, bem como a promoção do empreendedorismo local e da requalificação urbana como fatores de desenvolvimento socioeconómico, turístico e cultural sustentável na ilha do Maio.
Com a duração de 3 anos, este projeto é implementado pelo IMVF, pela Câmara Municipal do Maio e pela Câmara Municipal de Loures, tem como entidade associada a Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas da Boa Vista e Maio e é financiado pela União Europeia.
Saiba mais sobre o projeto aqui.