Envolver de forma ativa os cidadãos como cocriadores de uma sociedade mais justa, digna e sustentável através da dinamização de novos canais de comunicação para a Educação para a Cidadania Global (ECG) é o principal objetivo do novo projeto de Cidadania Global, implementado pela Associação Par – Respostas Sociais, enquanto organização promotora, pelo IMVF e pela Associação Renovar a Mouraria, conta com o financiamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

De forma mais especifica, este projeto pretende reforçar as competências para a vida dos jovens adultos numa abordagem inovadora e criativa da ECG, através da construção e disseminação de rotas turísticas pedagógicas, em Lisboa.

Transformar o nosso mundo é a permissa da Nova Agenda do Desenvolvimento. Somos a geração mais bem preparada para dar resposta aos principais desafios que nos são colocados e somos a geração que pode, através das práticas, visão e ação, garantir que os Jovens trilham caminhos que os conduzam a um mundo mais sustentável, mais justo e mais digno. O nosso Mundo.

O projeto vai decorrer entre setembro de 2016 a agosto de 2018 e tem como beneficiários diretos 30 jovens de 20 Organizações da Sociedade Civil. Beneficiará ainda 90 representantes de Organizações da Sociedade Civil, cerca de 100 cidadãos nacionais e estrangeiros, como o público dos percursos turísticos pedagógicos organizados em Lisboa e mais de 1000 pessoas com acesso às informações do projeto através do portal online.

As estratégias estabelecidas pelos parceiros têm por objetivo a promoção das competências para a vida como ferramentas essenciais ao processo de transformação social, inerente à construção de um mundo mais justo, mais digno e mais sustentável para todos. O conhecimento adquirido aos longo das últimas décadas pelos vários agentes da ED permite desenhar novas abordagens em que da reflexão se passa à ação, uma ação interventiva, organizada e critica. As sinergias que os parceiros estabelecem com os diferentes atores do desenvolvimento são uma mais-valia para garantir o sucesso dos resultados propostos.

Serão privilegiadas metodologias participativas, necessárias para a aquisição de competências pessoais, profissionais e de cidadania global, a capacitação para a ação e transformação social, ou seja, orientada para os resultados. Estas metodologias serão suportadas por ações de comunicação para o desenvolvimento focadas no pleno respeito pelos Direitos Humanos. Serão testadas novas abordagens de promoção de Cidadania Global, baseadas nos princípios da aprendizagem pelo caminho, o que permitirá uma aproximação mais imediata e também mais intensa do público-alvo aos temas abordados. O efeito multiplicador presente na ação será consolidado através das atividades promovidas. Competências, inovação, criatividade, ação e transformação social serão conceitos abordados, trabalhados e ampliados na ação.

Implementado pela Par – Respostas Sociais, enquanto organização promotora, pelo IMVF e pela Associação Renovar a Mouraria, conta com o financiamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Saiba mais sobre este projeto aqui.

Fotografia: Inês Santos (Par – Respostas Sociais), Filipa Bolotinha (Associação Renovar a Mouraria) e Mónica Santos Silva (IMVF).

Spread the love