O comité de pilotagem inter-regional* reuniu os comités de pilotagem das regiões de Bafatá, Tombali e Quinara, no dia 7 de outubro de 2016, em Buba (Quinara), na Guiné-Bissau e contou com a participação de cerca de 30 pessoas. Este encontrou teve como objetivo partilhar o relatório de atividades do primeiro ano do projeto UE-ACTIVA | Eixo 1: Governação Territorial e apresentar e discutir o plano de atividades para o segundo ano.

Aproveitou-se ainda a ocasião para convidar os coordenadores de outros dois projetos, o UE-ACTIVA | Eixo 3, eixo integrante do programa EU-ACTIVA, e o PADES – Programa de Apoio ao Desenvolvimento Económico das Regiões do Sul. Ambos os projetos, que se encontram em fase de arranque nas regiões alvo do UE-ACTIVA | Eixo 1, fizeram as respetivas apresentações, sendo objetivo conjunto trabalhar no sentido de promover sinergias.

O UE-ACTIVA I Eixo 3 tem como objetivo a intensificação e valorização da produção agrícola nas regiões de Bafatá, Quinara e Tombali e é coordenado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

O PADES está sob a tutela do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Guiné-Bissau e tem como objetivo contribuir para a redução da pobreza criando condições para o desenvolvimento durável da economia rural e reforço das capacidades das comunidades rurais de Tombali, Quinara e Bolama/Bijagós. Pretende relançar a produção agrícola de forma a assegurar a segurança alimentar e a diversificação das receitas nas regiões alvo.

O projeto UE-ACTIVA – Ações Coletivas e Territoriais Integradas para a Valorização da Agricultura – Eixo 1: Governação Territorial é implementado pelo IMVF em parceria com a RESSAN-GB – Rede de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da Guiné-Bissau e é financiado pela União Europeia.

Saiba mais sobre este projeto aqui.

*O comité de pilotagem inter-regional é um mecanismo de supervisionamento e orientação do projeto que tem como objetivo harmonizar a intervenção a nível das 3 regiões, procurar sinergias/complementaridades e envolver stakeholders de diferentes áreas (Atores Estatais, sociedade civil, entre outros) na implementação estratégica do projeto.

Spread the love