Empenhados na promoção dos Direitos Humanos dos pequenos produtores das plantações de fruta tropical, em especial, de banana, os parceiros do projeto Fruta Tropical Justa/ Make Fruit Fair lançaram, em simultâneo, uma campanha-vídeo que revela as pobres condições laborais dos trabalhadores das plantações de banana e que alerta para a necessidade de adotarmos um comportamento cada vez mais responsável no setor do consumo.

O Lado Negro da Banana
A realidade dos trabalhadores das plantações de banana exposta: as condições de vida e de trabalho indignas a que estão sujeitos, as longas horas de trabalho diárias, os baixos salários, a exposição a produtos tóxicos e a impossibilidade de reivindicarem os seus direitos laborais.

Veja o vídeo aqui

O Consumidor Bom, Mau e Vilão
Diz-me que banana consomes, dir-te-ei quem és. Quais são as diferenças entre os consumidores de bananas? Existem 3 tipos de consumidores de bananas: o consumidor de bananas baratas, o consumidor de bananas biológicas, e o consumidor de bananas justas e solidárias. Que tipo de consumidor de bananas é?

Veja o vídeo aqui

A História de Terror da Banana
A descriminação de género e outras violações prevalecem nas plantações de banana.

Veja o vídeo aqui

O comércio justo e saudável de fruta tropical é possível. Descubra como em www.makefruitfair.org.

Créditos:
Realizador: Carlotta Piccinini; Diretor de Fotografia: Salvo Lucchese; Editor: Marco Murat; Gradação de Cor: Salvo Lucchese; Compositor Musical: Michelangelo Vanni e Simone Calderoni por Junkfood Sound mix: Jan Maio Local: Plantação Boca de Mao (Valverde, República Dominicana), certificada pela Fairtrade. O acesso a esta plantação foi cedido à nossa equipa de filmagens, devido à impossibilidade de aceder a outras onde são claramente violados os direitos humanos dos trabalhadores. Estes vídeos foram produzidos em colaboração com a EleNfant Film, e têm o financiamento da União Europeia.

Spread the love