Sob o lema “Nô Cuida Crias: Vamos Cuidar das Crias”, tem lugar nos dias 7 e 8 de dezembro de 2016, na cidade de Canchungo, na Guiné-Bissau, o Iº Encontro dos Criadores da Região de Cacheu, que tem por objetivo ser um espaço de troca de experiências com os criadores da região ao nível do maneio alimentar e sanitário.

Esta iniciativa é organizada pelo IMVF, pela Cooperativa Agropecuária de Jovens Quadros de Canchungo (COAJOQ) e pela ONG Acção para o Desenvolvimento (AD), no quadro do projeto Nô Fia Na Crias – Sistema Integrado Cooperativo e Comunitário de Produção Avícola, Caprina e Derivados para a Região de Cacheu, cofinanciado pela União Europeia e pelo Camões, I.P.

 

A cerimónia de abertura, que vai decorrer na sede da cooperativa COAJOQ, contará com a presença das autoridades locais, nomeadamente, do Governador da região de Cacheu, dos Administradores de Canchungo e Cacheu, do Delegado Regional de Plano, dos Diretores Geral e Regional de Pecuária, dos líderes tradicionais, dos beneficiários do projeto e criadores da região.

 

Higiene e saneamento de animais de ciclo curto, sistema de alojamento (estábulo, capoeira), tratamento fitossanitário, água e nutrientes vão ser alguns dos temas abordados na manhã do primeiro dia do encontro. Os participantes vão ter a oportunidade de trabalhar em grupo sobre estes assuntos, e da parte da tarde haverá espaço para a apresentação dos trabalhos e para o debate. O primeiro dia do encontro vai terminar com a exibição de um filme retratando a experiência do projeto.
 

O segundo dia do encontro “Nô Cuida Crias: Vamos Cuidar das Crias” vai ser dedicado a apresentações sobre composição das rações e forragens locais, silagem e armazenamento, seguidas de debate sobre estes temas. O encerramento contará com a presença das autoridades locais.

 

O projeto Nô Fia Na Crias – Sistema Integrado Cooperativo e Comunitário de Produção Avícola, Caprina e Derivados para a Região de Cacheu, implementado na região de Cacheu, setores de Canchungo, Cacheu, Bigene, Calequisse, Caió e Bula, decorre desde julho de 2015 até junho de 2018, e visa contribuir para a segurança alimentar e nutricional na região de Cacheu, através do fornecimento de alimentos de fonte animal, com forte componente proteica, nomeadamente carne de frango, ovos e carne de cabra.

 

Este encontro vai contribuir para fortalecer os conhecimentos técnicos para o aumento da contribuição económica da criação de animais de ciclo curto no rendimento familiar, bem como partilhar e capitalizar a experiência adquirida no quadro do projeto, no sentido da partilha de informação e sensibilização para setor.

Consulte aqui o programa completo do Iº Encontro de Criadores da Região de Cacheu “Nô Cuida Crias: Vamos Cuidar das Crias”.

Saiba mais sobre o projeto Nô Fia Na Crias aqui.