“Porque falamos de Coerência das Políticas para o Desenvolvimento Sustentável?” foi o mote da primeira sessão do ciclo de Conversas Coerente, uma iniciativa do projeto Coerência.pt: o Eixo do Desenvolvimento mais Justo, mais Digno, mais Sustentável, que decorreu na manhã do dia 10 de fevereiro de 2017, no Auditório do Camões, I.P e que contou com a participação de cerca de 40 pessoas.

A abertura do encontro contou com as boas-vindas de Sandra Magalhães do Camões, I.P, de Susana Réfega, da FEC – Fundação Fé e Cooperação e Ana Isabel Castanheira do IMVF, financiador e implementadores do projeto.

No painel “Como garantir a eficácia da CPD? Que desafios e que atores?”, moderado por Luís Mah, foram abordados temas relacionados com alterações climáticas, comércio e as finanças, migrações, segurança e soberania alimentar, através dos contributos dos notadores Jean Saldanha, CIDSE – together for global justice, Noémia Pizarro, investigadora & consultora, José Luís Monteiro, Oikos – Cooperação e Desenvolvimento e Fernando Jorge Cardoso, professor e investigador no ISCTE-IUL e coordenador do Gabinete de Estudos Estratégicos e do Desenvolvimento do IMVF.

O encontro, com espaço para o debate, abordou os principais desafios que se colocam à promoção de uma política de Desenvolvimento mais justa e mais inclusiva. Compreender desafios e potencialidades, bem como mapear os atores deste processo irá, decerto, contribuir para reforçar a eficiência e eficácia da Política de Desenvolvimento Portuguesa.

Saiba mais sobre o projeto Coerência.PT aqui.

Porque o Desenvolvimento é uma responsabilidade partilhada. Qual vai ser o seu papel?

Spread the love