Realizam-se no próximo dia 20 de fevereiro de 2018, no Hotel Pestana, em São Tomé, as Jornadas Luso São-Tomenses de Otorrinolaringologia, integradas no projeto Saúde para Todos – Rumo à Sustentabilidade. Um evento que conta com o alto patrocínio da Cooperação Portuguesa e da Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe.

Estas jornadas assumem-se como um espaço de debate e partilha de experiências, este ano dedicadas ao tema “Comunicação – Do diagnóstico à reabilitação”. A patologia otológica em São Tomé e Príncipe, sinais de alerta para a surdez na criança e no adulto, intervenção da terapia da fala na audiologia, reabilitação auditiva, língua gestual – o nascimento de uma língua vão ser alguns dos temas abordados neste encontro. O recurso à telemedicina, enquanto apoio às missões médicas ao arquipélago será também um dos tópicos apresentado durante o encontro. Recorde-se que a primeira teleconsulta de Otorrinolaringologia entre São Tomé e Lisboa teve lugar no dia 19 de outubro de 2016. Será também apresentada uma retrospetiva das missões da especialidade de Otorrino ao arquipélago entre 2011 e 2018 e será feita uma apresentação sobre o presente e o futuro da surdez em São Tomé e Príncipe.

A sessão de abertura e de encerramento vai ser presidida pelo Prof. Doutor João Paço, diretor clínico do Hospital CUF Infante Santo, professor catedrático na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e chefe da missão de Otorrinolaringologia em São Tomé e Príncipe, que desde a primeira edição tem acompanhado e promovido estas jornadas, bem como por representantes do IMVF, pelo Embaixador de Portugal, Luís Gaspar da Silva, e pela Ministra da Saúde de São Tomé e Príncipe, Maria de Jesus Trovoada dos Santos.

As Jornadas Luso São-Tomenses de Otorrinolaringologia mantêm uma das suas principais características, ao serem o produto da convergência do trabalho de diversas instituições e patrocinadores. Além do alto patrocínio da Cooperação Portuguesa e da Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe, o patrocínio científico é assegurado pela Ordem dos Médicos Portuguesa, pelo Colégio da Especialidade de Otorrinolaringologia da Ordem dos Médicos Portuguesa, pela Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e pela Academia CUF. Destaque ainda para os vários golden sponsors que apoiam este evento: a Academia CUF, o Hospital CUF Infante Santo – Grupo José Mello Saúde, a Universidade Católica Portuguesa, a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e o IMVF.

Este encontro enquadra-se na 24.ª missão da especialidade de Otorrinolaringologia a São Tomé e Príncipe, que vai decorrer entre 17 e 23 de fevereiro de 2018.

Conheça o programa da 6.ª edição destas Jornadas aqui.

Spread the love