As ONG Promoção para o Desenvolvimento Agrário da Guiné-Bissau (PROAGRI-GB) e ONG Novos Desenvolvimentos (NODECO), no âmbito do Gabinete de Apoio Permanente (GAP) do UE-PAANE – Fase di Kambansa puderam definir as suas linhas orientadoras de atuação para os próximos 5 anos.

A assistência técnica/formação dada aos 8 técnicos da PROAGRI-GB aconteceu entre os dias 15 e 19 de janeiro de 2018, na sede da ONG em Bafatá. Já o apoio dado à NODECO teve lugar na sede da organização em Ingoré, entre os dias 22 e 26 de janeiro, e contou com a presença de 10 técnicos.

Ao contrário da Rede Nacional das Associações Juvenis (RENAJ), que beneficiou desta ação no mês de janeiro, a PROAGRI-GB e a NODECO não dispunham até então de um Plano Estratégico, sendo este o primeiro. De forma geral, esta ação do GAP tinha como principais objetivos: i) reforçar as capacidades das 3 organizações na definição de estratégias orientadoras de atuação a curto e médio prazo, através da elaboração dos respetivos Planos Estratégicos; e ii) dotar estas organizações de capacidades para monitorar e avaliar o grau de implementação dos seus Planos.

O presidente da NODECO, Malam Mané, considerou que a formação “foi muito produtiva”, uma vez que lhes vai permitir crescer e aumentar a projeção de atuação da sua organização. Visão partilhada por Maimuna Djaló, também membro desta organização. “Esta formação possibilitou-nos obter uma visão de como poderemos atingir os resultados que almejamos na nossa área de intervenção, que prevê a melhoria das condições de vida dos citadinos”.

O GAP é a atividade inovadora do UE-PAANE – Fase di Kambansa, que está a disponibilizar apoios às Organizações da Sociedade Civil e Órgãos de Comunicação Social e Comunitários, num total de 18 apoios, através de ações de capacitação personalizadas, práticas, e tendo como base as solicitações das próprias entidades.

O projeto UE-PAANE – Fase di Kambansa é implementado na Guiné-Bissau pelo IMVF e financiado pela União Europeia. Saiba mais sobre este projeto aqui.

Spread the love