O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, vai participar num encontro com profissionais portugueses nas áreas da saúde, educação e formação profissional, na próxima 3ª feira, dia 20 de fevereiro, às 16h15, na Chancelaria da Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe.

Será uma oportunidade para apresentar a intervenção do Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) no país, um trabalho de mais de 30 anos que tem vindo a ser desenvolvido em parceria com o Estado são-tomense e a sua sociedade civil, e que envolve setores chave como a Saúde, Educação, Segurança Alimentar e Desenvolvimento Rural, Água e Saneamento Básico.

Na área da Saúde será feito um balanço do projeto Saúde para Todos, e das missões da especialidade de Otorrinolaringologia realizadas desde 2011, serão também apresentados os resultados do estudo sobre as causas da surdez em São Tomé e Príncipe e, por fim, haverá uma intervenção sobre a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com surdez no país, enquadrada pelo projeto Sem Barreiras.

Já na área da Educação será feito um balanço do projeto Escola + entre 2009 e 2017, do atual projeto de Apoio à Consolidação do Ensino Secundário em São Tomé e Príncipe (ACES-STP) e serão apresentadas as perspetivas para o futuro neste domínio.

Neste encontro vão estar presentes o Presidente do Conselho de Administração do IMVF, Paulo Telles de Freitas, o administrador executivo e diretor de projetos do IMVF, Ahmed Zaky, representantes e coordenadores dos projetos, profissionais de saúde e professores cooperantes, com destaque para a equipa clínica que integra as missões a São Tomé no âmbito das especialidades de Otorrinolaringologia, chefiadas pelo diretor clínico do Hospital CUF Infante Santo e professor catedrático da Nova Medical School, João Paço e de Imagiologia, chefiadas pela médica da Fundação Champalimaud, Celeste Alves, e também para a coordenadora do projeto Sem Barreiras e organizadora do 1º Dicionário da Língua Gestual são-tomense, editado pela Universidade Católica Portuguesa, Ana Mineiro.

O IMVF atua em São Tomé e Príncipe desde 1988 e no âmbito do seu trabalho conta com o apoio da Cooperação Portuguesa, através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e da Direção Geral da Saúde de Portugal, entre outros.

Spread the love