Saúde para Todos – Rumo à Sustentabilidade
São Tomé e Príncipe
Não obstante os resultados bastante positivos alcançados nas últimas décadas, para os quais muito terá contribuído o Programa Saúde para Todos, a complexidade, as exigências e as necessidades do sector continuam a representar um desafio exigente para todos os atores envolvidos.
A consolidação da prestação de cuidados de saúde de qualidade e a garantia de sustentabilidade de um sistema nacional de saúde, sobretudo num país com as características, recursos, fragilidades, mas também com as potencialidades de São Tomé e Príncipe, não se concretiza facilmente.
Exige um esforço contínuo, gradual e progressivo que considere as diferentes determinantes de desempenho e eficácia do sector – formativa, operacional, de gestão, coordenação, assistencial e financeira.
O Saúde para Todos – Rumo à Sustentabilidade surge, assim, numa tentativa de compromisso entre as preocupações de crescente autonomização da prestação de cuidados de saúde no país e a necessidade de consolidação dos avanços alcançados.
OBJETIVOS:
Geral: contribuir para manter o acesso universal da população da República Democrática de São Tomé e Príncipe a cuidados de saúde de qualidade.
Específico: promover a melhoria, a autonomização e a progressiva sustentabilidade da prestação de cuidados de saúde preventivos, primários e especializados.
BENEFICIÁRIOS:
A totalidade da população são-tomense, cerca de 187.356 habitantes enquanto utilizadores do Serviço Nacional de Saúde;
- Profissionais do Serviço Nacional de Saúde (60 médicos e 348 enfermeiros) a beneficiar das ações de formação no país – no decorrer das missões de especialidade e de Telemedicina;
- 4 médicos, 2 técnicos de gestão e administração hospitalar e 2 técnicos de projeção sanitária e manutenção de equipamentos a beneficiar de formação de longo curso em Portugal;
- Ministério da Saúde através do apoio nas atividades de prestação de cuidados no país.
ATIVIDADES:
Resultados esperados:
- População nacional com acesso regular e de qualidade a cuidados de saúde especializados;
- Quadros de saúde nacionais reforçados para uma maior autonomia do sistema nacional de saúde;
- Medicamentos e consumíveis médicos disponíveis para uma prestação de cuidados preventivos e primários de qualidade;
- Programas nacionais apoiados para responder às exigências do perfil epidemiológico nacional.
VÍDEOS:
Explore a playlist no YouTube do projeto
NOTÍCIAS:
07/03/2021 | Saúde para Todos: primeira médica são-tomense especialista em Oftalmologia
30/11/2020 | Saúde para Todos: Primeira médica são-tomense especialista em Gastroenterologia
27/10/2020 | Saúde para Todos: Missão de Oftalmologia regressa a São Tomé e Príncipe
18/06/2020 | Saúde para Todos: 30.ª missão de Otorrinolaringologia a São Tomé e Príncipe
30/03/2020 | Vozes do Desenvolvimento | Saúde para Todos – Testemunho da Dra. Celeste Alves
13/02/2020 | Saúde para Todos promove realização de Comité de Acompanhamento Estratégico
10/02/2020 | Inauguração do Serviço de Dermatologia no Hospital Dr. Ayres de Menezes em São Tomé
06/02/2020 | Jornadas Luso São-Tomenses de Otorrinolaringologia regressaram a São Tomé
17/01/2020 | 8.ª edição das Jornadas Luso São-Tomenses de Otorrinolaringologia
06/12/2019 | Saúde para Todos: Registo Oncológico em São Tomé e Príncipe
26/11/2019 | Saúde para Todos: Missão de Oftalmologia inaugura Unidade de Oftalmologia na Região Autónoma do Príncipe
20/08/2019 | Cooperação Portuguesa visita Serviço de Telemedicina do Hospital Dr. Ayres de Menezes em São Tomé e Príncipe
16/07/2019 | Saúde para Todos promove realização de Comité de Acompanhamento Estratégico
28/06/2019 | Saúde para Todos: primeiro webinar em Oftalmologia transmitido a partir de São Tomé e Príncipe
04/02/2019 | Reforço da cooperação com São Tomé e Príncipe
04/02/2019 | Saúde para Todos: projeto de investigação sobre a surdez neuro sensorial irreversível recebe prémio
21/01/2019 | Saúde para Todos: Missão de Otorrino realiza cursos a médicos e enfermeiros em São Tomé
14/01/2019 | 7.ª edição das Jornadas Luso São-Tomenses de Otorrinolaringologia
25/10/2018 | Saúde para Todos: Primeira missão de Imagiologia à Região Autónoma do Príncipe
30/08/2018 | Saúde para Todos: 25.ª missão de Otorinolaringologia a São Tomé e Príncipe
28/08/2018 | 9 anos de missões de Oftalmologia a São Tomé e Príncipe
16/08/2018 | Saúde para Todos entrega medicamentos e consumíveis médicos ao Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe
25/07/2018 | 1ªs Jornadas da Dermatologia da Lusofonia de São Tomé e Príncipe
12/07/2018 | 1.ªs Jornadas de Dermatologia da Lusofonia em São Tomé e Príncipe
27/06/2018 | Saúde para Todos: Missão de Oftalmologia a São Tomé e Príncipe realizou 509 consultas e 73 cirurgias
22/05/2018 | Missão de Cirurgia Pediátrica esteve em São Tomé e Príncipe
15/05/2018 | Saúde para Todos: Missão de Ortopedia esteve em São Tomé e Príncipe
10/05/2018 | Evento de apresentação da 10.ª edição da iMED Conference
07/05/2018 | Programa Saúde para Todos reconhecido como estudo de caso de excelência pela UNECE
24/04/2018 | Tese de doutoramento no âmbito do Saúde para Todos
16/04/2018 | 9.ª edição do Congresso iMed: IMVF apoia estágios de jovens médicos no projeto Saúde para Todos
21/02/2018 | Presidente Marcelo Rebelo de Sousa esteve na 6.ª edição das Jornadas Luso São-Tomenses de Otorrinolaringologia
20/02/2018 | Presidente Marcelo Rebelo de Sousa visitou o Hospital Ayres de Menezes em São Tomé
20/02/2018 | IMVF apresentou intervenção nas áreas da Saúde e Educação em São Tomé e Príncipe
15/02/2018 | Presidente da República de Portugal em São Tomé e Príncipe: IMVF apresenta intervenção nas áreas da Saúde e Educação
02/02/2018 | 6.ª edição das Jornadas Luso São-Tomenses de Otorrinolaringologia


Duração
- 48 meses: janeiro de 2017 a dezembro de 2020
Financiamento
- Camões, I.P e Direção Geral da Saúde de Portugal
Parceiros
- AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr (entidade promotora)
- Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe