• O projeto procura contribuir para a consolidação de uma paz estável e duradora na Colômbia, através do apoio ao desenvolvimento socioeconómico e ambiental nos territórios amazónicos no pós-conflito.
  • O projeto será executado nos municípios de La Montañita e El Paujil, no Departamento de Caquetá, durante 36 meses e com um investimento total de 3.937.150 €.

Portugal e a Delegação da União Europeia na Colômbia lançam o projeto “Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá”. Uma aposta de construção de desenvolvimento, paz e cultura de legalidade no pós-conflito nos municípios de Caquetá, Colômbia”, no âmbito do Fundo da União Europeia para a Paz na Colômbia.

O evento realiza-se no próximo dia 16 de março, a partir das 14h30, no Salão São Francisco de Assis, na cidade de Florencia, departamento de Caquetá. Contará com a presença de Rafael Pardo, Alto Conselheiro para o Pós-Conflito, Direitos Humanos e Segurança, Teresa Ribeiro, Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Gabriela Soares de Albergaria, Embaixadora de Portugal em Bogotá; Francisco García, Chefe de Cooperação da Delegação da União Europeia na Colômbia e Gonçalo Teles Gomes, Vice-Presidente do Camões, I.P.

Durante a cerimónia de lançamento estarão também presentes o Brigadeiro-General César Augusto Parra León, Comandante da Sexta Divisão do Exército Nacional da Colòmbia, Álvaro Pacheco Álvarez, Governador de Caquetá, José Leonel Guarnizo Hernández, Alcaide do Município de La Montañita e Liliana Cuellar Floriano, Alcaide do Município de El Paujil.

As instituições parceiras do projeto, o IMVF e a Red Nacional de Agencias de Desarrollo Local de Colombia – Red Adelco, estarão representadas respetivamente por Paulo Freitas, Presidente do Conselho de Administração do IMVF, Ahmed Zaky, Administrador Executivo do IMVF e Carlos Alberto Callejas Pérez, Diretor Executivo da Red Adelco.

No evento será apresentado o Fundo Fiduciário da União Europeia para a Colômbia (“EU Trust Fund for Colombia”), como uma ferramenta complementar de apoio ao Governo da Colômbia na implementação do ponto 1 “Reforma Rural Integral” e do ponto 3.2 “Reincorporação das FARC-EP na vida civil e no desenvolvimento económico e social” do Acordo de Paz.

Será também apresentado o projeto “Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá”, que se centra na melhoria das capacidades locais de produção, transformação e comercialização de cacau fino e de aroma e produtos associados, de forma rentável e competitiva nos territórios afetados pelo conflito armado, num modelo de preservação ambiental. No mesmo sentido, o projeto reconhece e impulsiona a participação das mulheres na produção de uma cultura de paz e legalidade.

Será ainda feita a apresentação das entidades responsáveis pela execução do projeto, a sua missão, a equipa de trabalho no território, e sinergias existentes para possíveis ações conjuntas com parceiros locais, nacionais e internacionais.

No decorrer do evento realiza-se ainda a conferência “Cadeias de Produção na Amazónia e em Caquetá, no contexto do pós-conflito”, moderada pela Red Adelco, que procura colocar no radar da opinião pública os pontos fortes das cadeias de valor destas regiões colombianas para consolidar uma paz territorial sustentável.

O evento terminará com uma conferência de imprensa e uma demonstração de produtos locais.

Conheça o programa da visita e a brochura sobre o projeto.

Spread the love