A cerimónia de lançamento oficial do projeto “Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá, uma aposta para a construção do desenvolvimento, paz e cultura de legalidade em municípios pós-conflito de Caquetá, na Colômbia” teve lugar na passada sexta-feira, dia 16 de março, em Florencia, capital do Departamento de Caquetá.
Este evento foi o culminar de uma visita de dois dias a La Montañita e El Paujil – municípios do Departamento de Caquetá onde o projeto vai ser implementado. Desta missão fizeram parte a comitiva da Cooperação Portuguesa, da União Europeia na Colômbia, do IMVF e da Rede Nacional de Agências de Desenvolvimento Local da Colômbia – Red Adelco, parceiro local do projeto.
Na sua intervenção, a Secretária de Estados dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Teresa Ribeiro, realçou que este projeto é “uma oportunidade para contribuir e reforçar a unidade do território”, seguindo um “novo caminho que construa o futuro, a reconciliação, a convivência e o progresso”. Destacou também que esta iniciativa “procura construir sinergias virtuosas capitalizando a experiência e liderança dos atores no território e o apoio português”, com uma “abordagem que se baseia na participação e inclusão”.
Nesta cerimónia estiveram presentes Paulo Freitas, Presidente do Conselho de Administração do IMVF e Ahmed Zaky, Administrador Executivo do IMVF.
Durante o evento foram apresentados os principais objetivos e resultados que o projeto pretende atingir. Foi também assinado um protocolo de colaboração com a empresa Mota-Engil. Esta aliança com o setor privado prevê, no âmbito da política de responsabilidade social da empresa, a doação de material para a componente de reabilitação/adequação da pequena infraestrutura viária e para a construção, reabilitação e/ou adequação da pequena infraestrutura produtiva e social.
Também no decorrer do encontro, a 6.ª Divisão do Exército Nacional da Colômbia agraciou o Dr. Paulo Telles de Freitas, Presidente do Conselho de Administração do IMVF, e a Alcaidessa do Município de El Paujil entregou o “Paujil de Oro”, como reconhecimento pelo contributo que o projeto terá para o desenvolvimento do município, à Secretária de Estado, Teresa Ribeiro, ao Administrador do Fundo Fiduciário Europeu para a Colômbia, Francisco García, à representante do IMVF na Colômbia, Vera Vasconcelos Abreu e ao Diretor Executivo da Red Adelco, Carlos Alberto Callejas Pérez.
O projeto “Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá” foi apresentado pela Cooperação Portuguesa e vai ser implementado nos próximos três anos pelo IMVF – a primeira ONGD portuguesa a atuar em território colombiano – e pela Red Adelco. Este é o primeiro projeto a iniciar no contexto do Fundo Fiduciário da União Europeia para a Paz na Colômbia, no qual um Estado membro da União Europeia, neste caso Portugal, participa ativamente ao nível do planeamento e execução.
Este projeto pretende contribuir para o estabelecimento de uma paz estável e duradora na Colômbia, através do fortalecimento do desenvolvimento socioeconómico e ambiental dos territórios amazónicos e melhorar, em conjunto com as entidades territoriais e as organizações sociais, a capacidade local para a produção, transformação e comercialização de cacau fino e aroma e produtos associados, de forma rentável e competitiva, em territórios afetados pelo conflito armado, numa lógica de conservação do meio ambiente, inclusão social e promoção de uma cultura de paz e legalidade.
O projeto conta com o financiamento de 3.150.000 euros da União Europeia, sendo cofinanciado em cerca de 800.000 euros por contribuições do Camões, I.P., da governação local do Departamento de Caquetá e das Alcadias de Montañita e El Paujil, e de empresas privadas portuguesas presentes na Colômbia.
+ informações aqui.
Registo fotográfico de: Jawin Rodriguez, Camarografo Pasion Caquetá, Ejército Nacional Colombiano