Estarão as políticas no domínio do ambiente e do clima plenamente conscientes dos desafios do Desenvolvimento e será que as estratégias “verdes” equacionam os seus impactos à escala global, sobretudo nas legítimas aspirações dos mais pobres a uma vida digna? Da mesma forma, as estratégias de Desenvolvimento incluem de forma abrangente, integrada e coerente, as preocupações ambientais e a urgência de uma atuação concertada sobre as alterações climáticas? E estarão os países em desenvolvimento a ser devidamente apoiados neste desígnio?
O estudo “Alterações Climáticas e Desenvolvimento”, da autoria de Patrícia Magalhães Ferreira está dividido em três capítulos. No 1.º capítulo apresentam-se alguns factos e dados sobre alterações climáticas e os seus impactos a vários níveis. Alguns mitos sobre alterações climáticas e desenvolvimento são desfeitos no 2.º capítulo e estabelece-se uma ligação clara entre os dois temas. Por fim, no 3.º capítulo referem-se algumas das políticas sobre esta temática, quer na área da mitigação (redução da emissão dos gases que causam as alterações climáticas) quer na da adaptação (ações para reduzir o impacto e melhorar a capacidade de resposta às alterações climáticas e suas consequências), sempre na ótica da relação entre alterações climáticas e desenvolvimento. Este último capítulo conta com entrevistas e artigos de autores convidados, com vista a diversificar as perspetivas e enriquecer a análise.
O estudo foi produzido no âmbito do projeto Coerência.pt: o Eixo do Desenvolvimento mais Justo, mais Digno, mais Sustentável, implementado pelo IMVF, pela FEC – Fundação Fé e Cooperação e pela CIDSE – Together for Social Justice e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
Estudo disponível aqui.
@ UN Photo/Tim McKulka