Terminou na passada sexta-feira, dia 6 de abril de 2018, a formação em “Gestão Organizacional (Gestão de Recursos Humanos, Gestão Administrativa e Financeira)” levada a cabo no âmbito do GAP – Gabinete de Apoio Permanente do UE-PAANE – Fase di Kambansa. A formação foi dividida em duas sessões. Numa 1.ª sessão, de 20 a 26 de março de 2018, em Buba, para a Associação dos Estudantes Filhos e Amigos de Setor de Fulacunda (AEFASF) e numa 2.ª sessão, também em Buba, entre os dias 29 de março e 6 de abril de 2018, para a Associação de Mulheres Produtoras de Sal (AMPROSAL).

A capacitação nesta área surgiu devido às dificuldades com que as direções das duas organizações se deparavam em matéria de gestão dos recursos humanos (associados) situados nas diferentes comunidades dos setores de Fulacunda e Buba; na necessidade de estabelecimento de um regulamento interno de funcionamento das organizações, do manual de procedimentos administrativos e financeiros, e de ferramentas de controlo financeiro; na melhoria da capacidade de controlo dos equipamentos e produtos, através da instituição de ferramentas de inventariação dos materiais e bens das organizações.

Desta feita, a ação formativa tinha por objetivo realizar um diagnóstico ao nível de gestão organizacional das organizações; apoiar na elaboração dos Manuais de Procedimentos; reforçar as capacidades das mesmas ao nível de gestão de recursos humanos, administrativa e financeira, dotando-as de conhecimentos para a implementação dos procedimentos e ferramentas definidas.

Os participantes manifestaram-se satisfeitos com a metodologia implementada uma vez que foram conjugadas teoria e prática, ambas possibilitando uma melhoria organizacional. “Para nós a formação foi muito importante e útil porque passamos a ter acesso a ferramentas que permitem uma melhor gestão e organização. O que por sua vez permitirá evoluirmos enquanto associação no desempenho das nossas funções”, declarou Sene Nagana, membro da AEFASF.

O projeto UE-PAANE – Fase di Kambansa é implementado na Guiné-Bissau pelo IMVF e financiado pela União Europeia. Saiba mais sobre este projeto aqui.

Spread the love